Jardins do Campus Conceição recebem orquídeas nas árvores

Se você prestar atenção nos jardins do Campus Conceição perceberá que, apesar de ainda estarmos longe do início da primavera, as flores já estão brotando.

67253940_335263367379041_419884339388481536_n

São as orquídeas phalaenopsis que estão florindo.

Essas orquídeas foram plantadas por professores e estudantes. São anexadas aos troncos das árvores e assim que enraízam, brotam novas folhas e muitas flores.

Várias delas foram plantadas pelos estudantes que fazem monitoria no Laboratório Hipermídias, que fica no segundo andar do bloco A do campus Conceição. Além das pesquisas em comunicação e da produção audiovisual do laboratório, os estudantes, professores e funcionários também se preocupam com os jardins.

Ali, plantaram diversas orquídeas, de diferentes cores e espécies, como parte de atividades de socialização entre colaboradores. A ação foi realizada entre os meses de março a julho, e elas já floresceram, deixando o local mais colorido.

As orquídeas que estavam nos arranjos de flores do III Simpósio Internacional organizado em maio foram, posteriormente, anexadas às árvores. “Não se tornou apenas um plantio e sim um cultivo. O exercício da paciência de observar seu desenvolvimento com o passar dos dias. Além de manter o espaço de convívio mais agradável e com uma aparência mais bonita”, explica Letícia Polli, monitora do Laboratório Hipermídias.

“A ideia é que isso incentive as pessoas a decorarem nosso jardim, deixando-o cada vez mais florido e colorido. As orquídeas são plantas que embelezam com suas belas flores e muito fácil de serem cultivadas, sobretudo quando anexadas às árvores.”, comenta a professora Dra. Priscila Perazzo, coordenadora geral do Laboratório Hipermídias.

IMG_0699

A professora Dra. Raquel Pereira, do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) também acha importante esse incentivo. “Eu gosto de natureza e acredito que as plantas nos trazem boas energias. Ano passado ganhei uma orquídea de um aluno e como depois de um tempo ela perdeu as flores, resolvi plantá-la em uma árvore da USCS e agora ela está com flores lindas novamente. São pequenos gestos que fazem da USCS um ambiente ótimo para se trabalhar”.

Já o professor Dr. Marco Antonio Pinheiro Silveira, também do PPGA e membro da SOSA (Sociedade de Orquidófilos de Santo André) há um ano e meio, participou do plantio e deseja realizar uma possível exposição no campus. “Acredito que faz bem a todos apreciar a beleza  das flores e as orquídeas são especialmente bonitas”.

IMG_0503

Quem quiser colaborar com a jardinagem das orquídeas, pode trazer seu vaso e procurar os professores e estudantes do Laboratório Hipermídias que o ajudarão a anexar as plantas nas árvores.

Veja abaixo as fotos das flores: