No dia 27/3/24, no Teatro Clara Nunes, em Diadema – SP, ocorreu o evento que marcou os 99 anos da represa Billings. Especialistas e gestores discutiram o panorama atual da qualidade ambiental no reservatório.
O evento em comemoração aos 99 Anos do Reservatório Billings foi marcado pela apresentação de muitas conquistas e também de muitas lutas. Pensado e articulado por muitas mãos, como o Projeto IPH/ USCS (Índice de Poluentes Hídricos), o Sub-Comitê Billings Tamanduateí, o MDV- Movimento em Defesa da Vida, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e a Prefeitura Municipal de Diadema, contando também com a participação de lideranças comunitárias e organizações não governamentais que atuam na área de interferência do reservatório, além de representantes do Poder Público e das Universidades – USCS/ UNIFESP e UFABC.
“O evento foi muito importante para proporcionar momentos de reflexão, quer seja por meio da arte, da ciência ou do envolvimento do poder público nos processos de preservação e recuperação das áreas da represa. As apresentações artísticas que brindaram o evento foram de uma sensibilidade sem tamanho e deram aos participantes do evento a provocação necessária para o entendimento do que foi discutido e apresentado pelos convidados”, explica a Professora Marta Marcondes, Coordenadora do Projeto IPH/USCS.
As universidades apresentaram diversos estudos realizados, demonstrando aos participantes os riscos e as possibilidades de melhorias para o reservatório. O Projeto IPH apresentou resultados parciais de nove anos de estudos sobre a qualidade da água do reservatório, mostrando como algumas áreas melhoraram e outras pioraram sua qualidade.
Também foi apresentada a proposta do projeto arquitetônico das áreas do Braço Grota Funda, desenvolvido pelo Prof. Luis Felipe Xavier, com alunos do curso de Arquitetura da USCS. As propostas foram protocoladas junto à Prefeitura de Diadema e ao Governo do Estado, o que já representa um desdobramento do evento.
Outro ponto importante é que, a partir do evento, as universidades se articularam para a realização de um diagnóstico dos projetos que estão em andamento ou que já foram realizados.No dia 14/05, às 14h, será realizada uma reunião entre pesquisadores para a avaliação preliminar das contribuições recebidas. Após essa etapa, enviaremos o link para participação de todos os colaboradores que enviaram suas contribuições.