Notícias

Internacionalização e mobilidade acadêmica – o protagonismo da USCS na América Latina

Por Ricardo Almeida

O primeiro semestre de 2024 foi marcado por intensa atividade de internacionalização e mobilidade acadêmica na USCS. Participaram em programas de mobilidade acadêmica 70 estudantes e professores da USCS e de universidades estrangeiras conveniadas, em missões acadêmicas internacionais de imersão técnica, acadêmica e cultural.

No mês de abril, a primeira delegação de 15 estudantes de Medicina Veterinária da USCS esteve em Montevidéu, no Uruguai, cumprindo agenda com foco na produção de carnes e na atividade profissional do médico veterinário.

No mês de maio, a USCS recebeu duas delegações estrangeiras:

A primeira de 3 estudantes e 2 professores de Educação e Pedagogia da Universidad Católica Luis Amigó, de Medellín, Colômbia, que cumpriram agenda com foco em inovações educativas e Direitos Humanos, quando também puderam participar da Jornada de Pedagogia da USCS em integração e troca de conhecimentos e experiências com nossos professores e estudantes.

A segunda delegação estrangeira no mês de maio contou com a participação de 17 estudantes e 1 professor do programa de Mestrado em Administração da UPB – Universidad Pontifícia Bolivariana, também de Medellín, Colômbia, que cumpriram uma semana formativa com o Programa de Mestrado em Administração da USCS e visitas técnicas empresariais sobre o tema da Inovação e Negócios.

No mês de junho, a USCS recebeu um grupo de 30 estudantes e 2 professores de diferentes cursos da área de Ciências da Saúde da UNFV – Universidad Nacional Federico Villarreal, de Lima, Peru, que cumpriram uma semana de atividades formativas, técnicas e culturais com foco no Sistema Único de Saúde (SUS) e inovações em saúde pública, onde puderam visitar laboratórios e infraestrutura de saúde da USCS, bem como, visitar equipamentos de saúde de São Caetano do Sul e de São Paulo.

2º semestre de 2024

A previsão para o segundo semestre de 2024 é de intensa atividade de internacionalização, com a prévia confirmação de delegações estrangeiras de outras 5 universidades conveniadas, com grupos de diferentes áreas do conhecimento e 2 delegações da USCS das áreas de Educação, Psicologia, Direito e Relações Internacionais, que viajarão ao estrangeiro em programas imersivos cumprindo agenda acadêmica, técnica e cultural.

A USCS se consolida como uma instituição de referência internacional, principalmente entre universidades latino-americanas, considerando o volume de estudantes e professores em mobilidade acadêmica com a instituição. O ano de 2023 finalizou com a participação de 140 estudantes de professores da USCS e de universidades conveniadas, de diferentes áreas, participando de intercâmbios e semanas de imersão acadêmica internacional, número expressivo que pode ser superado no exercício de 2024.

Estas atividades de internacionalização e mobilidade acadêmica vão ao encontro do marco institucional estabelecido no PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, com o objetivo de projetar a USCS como uma instituição cada vez mais global e em rede.

Veja algumas fotos das ações realizadas no primeiro semestre de 2024 (clique para ampliar):




Jornalista, pós-graduada em Marketing.