Notícias

Instalação de aeroporto no ABC é tema de workshop realizado na USCS

O workshop “O Grande ABC da Aviação: Novos Ares para o Desenvolvimento”, cujos temas centrais para discussão foram o desenvolvimento da indústria aeronáutica e a instalação de um aeroporto na região, aconteceu no dia 31 de outubro, no campus Barcelona da USCS, em parceria com o Observatório de Políticas Públicas e Empreendedorismo (CONJUSCS), e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A reunião contou com a presença de associações comerciais, agentes públicos, universidades, empresas, sindicatos, imprensa e entidades representativas.

“É evidente que a região do ABC, embora esteja próxima de Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte e até de São José dos Campos, frente a todos os estudos que envolvem a região metropolitana, é uma forte candidata a ter uma unidade aeroportuária”, comenta Edgard Brandão Junior, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

De acordo com as estimativas da (ABEAR, IATA, Boeing e Airbus), o mercado da aviação dobrará de tamanho até 2030 (200 milhões de viagens apenas no Brasil). “É importante pensarmos nas oportunidades que temos. A ideia é trazer o debate da aviação para o ABC Paulista, não somente em aeroporto, mas também na indústria aérea e aeronáutica”, relata o professor Volney Gouveia, gestor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS.

A próxima reunião com o grupo para continuar as proposições está agendada para dia 02 de novembro.