Em sua 3ª edição, o Simpósio das Licenciaturas é um evento que integra os cursos de licenciatura da USCS e visa propiciar debates, palestras, oficinas, atividades artístico-culturais, apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes, bem como abordagens que evidenciam experiências de profissionais que atuam com diversas ações da área educacional, desenvolvidas na comunidade acadêmica e externa.
As atividades do Simpósio são desenvolvidas pelo corpo docente, discente e por profissionais externos, abordando temáticas acerca dos conceitos de integração e interdisciplinaridade. O evento acontece sempre a partir das 19h20, no auditório do campus Barcelona (Av. Goiás, 3.400, bairro Barcelona – SCS). Entrada gratuita e aberta à comunidade externa.
A professora Marialda de Jesus Almeida, gestora da Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS, destaca a importância de refletir sobre assuntos transversais da educação, principalmente por se tratar de temas sobre “Educação Especial e Inclusiva”, áreas nas quais o estudante de Licenciatura precisa se especializar cada vez mais, sobretudo pela demanda nos estágios e futura atuação docente: “Também teremos uma palestra sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação. É fundamental que, como estudantes, compreendamos essa tecnologia como uma ferramenta que auxilia o processo de aprendizagem, e não como uma substituta da nossa capacidade cognitiva. Por isso, é essencial aprendermos sobre seu funcionamento”.
Veja a programação:
III Simpósio das Licenciaturas – Formação docente contemporânea: Educação Especial e contribuições da Inteligência Artificial
11/11/24 (segunda-feira)
Abertura: Demonstração do Projeto Interdisciplinar do 6º semestre – Jogos de Tabuleiro
Mesa: Inclusão Escolar – um direito de todos
Palestrantes: Professoras Ana Claudia Michelin e Érika Suzuki
Profa. Ana Claudia Michelin: Pedagoga e Psicopedagoga clínica e institucional, com especializações em TEA.
Profa. Érika Suzuki: Formada em Letras (FSA), Pedagogia (UNIABC) e pós-graduada em Educação Especial (USP) e Gestão Escolar (UNIFESP). Atua na rede estadual, há 24 anos, e, atualmente, está como diretora da E.E. Profa. Inah de Mello, em Santo André. Como pesquisadora participa do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva (GPEEI) da UFABC. E faz parte do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill.
12/11/24 (terça-feira)
Mesa: Desafios atuais da inclusão de estudantes com deficiências na escola
Palestrante: Profa. Dra. Elizabeth Renders e Profa. Me. Cássia Alves Basilio
Profa. Dra. Elizabeth Renders: Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE – rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva.
Profa. Me. Cássia Alves Basilio: Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Docente de Matemática na rede pública municipal de São Caetano do Sul. Tendo atuado também na rede estadual de SP e particular no segmento de Ensino Fundamental II e Médio. Especialista em Formação Docente, com atuação como mentora da Ânima Educação (Universidade São Judas Tadeu) na formação de professores da Educação Básica junto ao Município de São Paulo, no curso de pós graduação PED Brasil. Acompanhamento escolar individualizado de estudantes da educação básica (EFI até Ensino Médio) de escolas particulares.;Experiência na área financeira e contábil com treinamento de funcionários para trabalho com sistema operacional SAP; formação de profissionais para atuação no contas a pagar e a receber, entre outras funções.
13/11/24 (quarta-feira)
Exposição do Projeto Integrado 2º semestre – Análise do Filme da Língua Mariposa
Palestra: Inteligência Artificial na Educação – da compreensão sensível à ação pedagógica
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Brito
Prof. Dr. Carlos Brito: Possui Licenciatura em Educação Física (1990), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) pela UNICAMP. É Professor Doutor na USCS, atuando na graduação em Educação Física e nos Mestrados Profissionais em Educação e Inovação no Ensino Superior em Saúde. Pós-doutorado na UNIAN (2021). Foi coordenador do PIBID/USCS (2022-2024). Pesquisa formação de professores, metodologias ativas, competências digitais e jogos sérios.
Clique aqui e conheça os cursos de licenciatura da USCS.