Notícias

III Sessão Simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos

O curso de Direito da USCS, por meio do ODHUSCS – Observatório de Direitos Humanos da USCS, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Bucci, convida a todos para a III Sessão Simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O evento acontece nesta quarta-feira (3/4), às 19h20, no Auditório Helcio Quaglio – Campus Barcelona.

Na sessão, alunos do Curso de Direito da Universidade participarão de uma competição com o objetivo de realizar a defesa dos memoriais escritos conforme sorteio (vítimas x Estado) e, respectivamente, perante banca avaliadora compostas por professores e ex-alunos do curso.

O objetivo é permitir a aplicação prática dos conhecimentos de Direitos Humanos e a competição, buscando desenvolver no discente o raciocínio interdisciplinar de forma a identificar soluções concretas a partir de um caso hipotético sobre violação de direitos humanos, buscando a jurisdição internacional para proteção de direitos.

A abordagem interdisciplinar refere-se aos diversos interesses envolvidos em caso de conflito de direitos, de modo que envolve direitos fundamentais, direito penal, direito civil, direito processual civil e outras disciplinas na perspectiva do direito internacional dos direitos humanos que está nutrida naturalmente pela transversalidade.

O evento será presencial, mas também transmitido pelo Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=IYmNrziUAic.

OBS: As horas de AACC somente serão atribuídas para os estudantes que estiverem presencialmente no evento.


SOBRE O ODHUSCS (Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do Grande ABC da USCS):
O Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do ABC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (ODHUSCS) foi criado em 2008, com a finalidade de analisar criticamente as teorias existentes sobre as diversas linhas de pesquisa voltadas à violação dos Direitos Humanos da nossa região. O principal objetivo do ODHUSCS é conscientizar o corpo docente, discente e a sociedade civil, especialmente, da Região do Grande ABC, a respeito da violação dos direitos humanos buscando estimular uma reflexão mais aprofundada sobre os princípios que envolvem tais Direitos Humanos, aproximando-os da comunidade.
Para tanto, o ODHUSCS realiza grupos de estudos (GPODHUSCS) periódicos, desde 2009, sobre decisões emitidas pelos órgãos internacionais de proteção dos direitos humanos, contrapondo-as com as decisões nacionais e atividades complementares como, por exemplo, palestras, mesa de debates, visitas, competições nacionais e internacionais de direitos humanos (Moot Competition) etc, com o intuito de fornecer a orientação para o aprofundamento e complementação do estudo e o debate de temas de direitos humanos, preparando o aluno interessado na área para a sua atuação profissional e acadêmica.
Responsável: Profª. Drª. Daniela Bucci.