O II Encontro Nacional de Gestão e Comunicação, evento promovido em parceria com a USCS e a Universidade Federal e Campina Grande, aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto de 2022, de forma on-line. Ao todo, foram 604 inscritos, 90 submissões e 79 apresentações de trabalhos em formato resumo expandido, além das conferências nas áreas de Gestão e Comunicação.
“O ENGEC tem se tornado um importante encontro para discussão de gestão pública e privada e de comunicação. Já realizamos dois encontros nessa direção, que foram muito bem sucedidos e aproveitados pelos participantes, e que certamente entram para a agenda de discussão das áreas de Administração e Comunicação”, ressalta a Profa. Dra. Priscila F. Perazzo, da comissão organizadora do Encontro na USCS.
As apresentações dos resumos expandidos aprovados aconteceram durante à tarde no dias do evento, divididos em quatro eixos temáticos: Eixo 1: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade, coordenado pelas professoras Dra. Marcleide Maria Macêdo Pederneira (UFCG) e Dra. Raquel Pereira (USCS); Eixo 2: Gestão Organizacional, sob coordenação dos professores Dra. Maria de Fátima Nóbrega Barbosa (USCS) e Dr. Sérgio Crispim (USCS); Eixo 3: Redes Organizacionais e Inovação, coordenado pelos professores Dr. Voster Queiroga Alves (UFCG) e Dr. Milton Farina (USCS) e Eixo 4: Comunicação de Interesse Público, sob coordenação das professoras Dra. Sabrinna Correia Medeiros Cavalcanti (UFCG) e Dra. Regina Rossetti (USCS).
Sessões dos Eixos Temáticos
Os expositores puderam fazer perguntas e discutir resultados finais ou preliminares das pesquisas:
Conferências
Ao final de cada dia, foram realizadas palestras sobre temas que envolvem a gestão da regionalidade e das organizações, redes e inovação e comunicação de interesse público.
No dia 24 de agosto, foi realizada a conferência “Comunicação Comunitária e Cidadã como Comunicação de Interesse Público”, ministrada pela Profa Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UERJ/ UFES). A docente dividiu sua fala em quatro pontos: cidadania e interesse público; participação; comunicação comunitária e, por último, relacionando a comunicação comunitária como um direito.
“É importante situar que cidadania remete à princípios fundamentais que são liberdade, igualdade e direitos e deveres. Liberdade diz respeito aos direitos civis, de ir e vir, mas também ao acesso à informação, à liberdade para se expressar […]. Quando falamos em igualdade, estamos falando de acesso à riqueza, ter o direito igual ao acesso e riqueza produzida socialmente, à educação, saúde, segurança, moradia digna, e igualdade de acesso aos meios de comunicação. […] O dever de criar condições para que os menos favorecidos conquistem os seus direitos, o deve de zelar pela observância e respeito dos direitos de todos […]” – Profa Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UERJ/ UFES). Assista à conferência completa clicando aqui.
No dia 25 de agosto, foi a vez do palestrante Prof. Dr. Camilo Allyson Simões de Farias (UFCG) ministrar a conferência “Política Nacional de resíduos sólidos: desafios e perspectivas”. O palestrante trouxe uma síntese sobre a questão dos resíduos sólidos e os desafios e perspectivas desse tema no Brasil.
“Na política nacional de resíduos sólidos, você não vai encontrar a palavra lixo para a definição de resíduos sólidos, mas sim resíduos ou rejeitos. A palavra lixo está muito mais associada ao rejeito, o que não tem mais serventia e que deve ser descartado de maneira adequada em algum lugar e ficar ali por um longo tempo. Enquanto que os resíduos sólidos seriam resultado do uso da matéria, e que têm algum tipo de aproveitamento. As principais causas do aumento na geração dos resíduos sólidos, que vêm crescendo ao longo dos anos, resulta do consumismo, crescimento populacional e urbanização e industrialização” – Prof. Dr. Camilo Allyson Simões de Farias (UFCG). Assista à conferência completa clicando aqui.
Por motivos graves de saúde famíliar do palestrante Prof. Dr. Roberto Carlos Bernardes (FEI), a conferência “O Brasil, a indústria 4.0 e as estratégias globais de backshoring”, que aconteceria no dia 26 de agosto, foi cancelada.
Para outras informações sobre o II ENGEC, clique aqui.