IC do Colégio USCS produz experimentos na área de Arquitetura e Urbanismo

As alunas Luíza Vega e Marina Pinheiro Torres, do Colégio USCS, participam do Programa de Iniciação Científica em parceria com a USCS, na área de Arquitetura e Urbanismo. Elas desenvolveram dados de cimento com elementos fosforescentes e fotocatalíticos, responsáveis por absorção de luz e poluição, respectivamente, cuja análise será realizada nos próximos meses. Essa é mais uma iniciativa da parceria entre o Colégio USCS e a graduação da universidade.

O fosforescente absorve luz durante o dia e à noite emite uma luminescência. Essa ideia, se der certo, pode ser utilizada em ruas, ciclovias à noite, na cidade. O fotocatalítico é uma mistura de elementos químicos que, com a luz, segura o carbono e solta o oxigênio. Seria um material que ajudaria a poluição, se utilizado em pisos e paredes, que viram elementos para filtrar a poluição.

“Estamos fazendo os estudos. As alunas levarão uma tabela para acompanhar o experimento nas férias. Elas vão analisar: se o fotocatalítico ficar mais sujo, ele segurou o carbono; e quanto tempo o fosforescente fica aceso à noite”, explica o professor Dr. Enio Moro Junior, gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.

A estudante Marina gostou da experiência. “Foi um experimento diferente. Tenho vontade de fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo”.