Repercussão: saiba mais sobre a I Feira de Comunicação da USCS

Interação com o mercado e envolvimento
do público marcam Feira de Comunicação da USCS

“Um evento para ficar na história”. É assim que a estudante Izabella Chiarotti define a I Feira de Comunicação, uma realização da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que ocorreu de 26 a 30 de outubro, no Campus Barcelona (av. Goiás, 3400). “Foi tudo muito legal e bem organizado. Espero que seja a primeira edição de várias que virão”, complementa.Entre os fatores que contribuíram para o bom resultado alcançado está a aposta em um novo formato, conforme explica o professor Flávio Falciano, gestor do curso de Jornalismo e idealizador da Feira. “Os eventos promovidos em anos anteriores tinham como principal característica as apresentações de palestras e debates. Já a Feira, além de contar com esses conteúdos, foi além, trazendo para dentro da USCS diversas empresas do segmento, que interagiram com nossos estudantes, proporcionando novas experiências e o estabelecimento de uma importantíssima rede de contatos profissionais”.Falciano, no entanto, considera o envolvimento de todo um grupo como fator decisivo para o sucesso da empreitada. “Para viabilizar um evento desse porte, que durou uma semana e teve dezenas de atividades ocorrendo de forma paralela, houve um engajamento significativo por parte de professores, professores auxiliares, estudantes e monitores. Todos foram fundamentais”, afirma.

O professor Leandro Novi, que coordenou a equipe organizadora, também chama a atenção para a grande diversidade de atividades. “A programação contemplou diferentes tipos de ações, como palestras, debates, workshops, oficinas, exposição fotográfica e apresentações de stand-up comedy. Recebemos mais de 50 profissionais, além da presença institucional de 10 empresas e 4 editoras”.

Concurso interno

A Feira de Comunicação da USCS ainda abriu espaço para um concurso interno, que teve por tema o bullying.  “É um assunto extremamente importante, pois muita gente acha que é algo inofensivo, mas pode ter consequências sérias”, afirma a estudante Cláudia Rivero, que conquistou a primeira colocação na categoria “Aluno Revelação”.
O concurso contou com mais de 120 trabalhos inscritos. Os vencedores foram anunciados durante a cerimônia de encerramento do evento, quando um grande público lotou o Teatro da USCS. “É muito gratificante ver essa participação efetiva dos alunos. Eles se envolveram em todas as atividades, colocaram a mão na massa, sempre com uma disposição contagiante”, diz a professora Luciana Patara, gestora do curso de Publicidade e Propaganda.
Em breve, alguns dos trabalhos poderão ser vistos em diferentes mídias. O vencedor da categoria “Outdoor”, por exemplo, terá seu trabalho exposto em três pontos da Região do ABC, em espaços cedidos pela Viva Cor Outdoor, uma das empresas apoiadoras da Feira. O mesmo ocorrerá em relação à categoria “Anúncio em revista”, que estará nas páginas da revista O ABC da Comunicação. Abaixo a relação dos trabalhos.

Geral
Clique aqui para conferir os trabalhos finalistas e os vencedores de cada categoria:

Áudios e Vídeos

Vídeo 1 minuto:
Produzido por: Isabela Mingues, Lucas Puertas, Marcio Dias Sanches, Matheus Castilho, Renan dos Santos Souza, Sarah Rizzo, Vinicius Barbosa e Vinicius Bertoldo.
Veja o vídeo

Podcast:
Produzido por: Andreia Leme Salutes, Daniel Alexandre Leite Alves, Gabriel Moreira, Leonardo Marques, Lucas Liberato de Souza, Lucas Silva Candido, Lucas Stefanini Teixeira Pinto, Rafael Eduardo Doblas Filoso e Thais Rodrigues de Souza.
Ouça o Podcast

Jingle:
Produzido por: Ariane Bonjorno Ferracini, Jonathan Nascimento e Raphael Betega.
Ouça o Jingle

Reportagem em Rádio:
Produzida por: Thaís Barros
Ouça a reportagem

Veja fotos da Feira de Comunicação USCS:

886029_10153286445862428_4109082994991715847_o 12186722_10153286445477428_8182512005089014470_o 12191186_10153286445252428_160633194185445631_o 12184120_10153286445272428_6015187707828430_o

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.