Humor da revista MAD é tema de livro de docente da USCS

Muito antes do termo “politicamente incorreto” tornar-se popular, uma revista norte-americana já fazia uso de um estilo sarcástico e extremamente corrosivo, que hoje, muito provavelmente, levantaria uma série de discussões sobre os limites do humor.

Trata-se da revista MAD, criada em 1952 e que é tema de recente livro do professor da USCS e pesquisador Roberto Elísio dos Santos. “O humor da MAD, porém, não satiriza as pessoas que estão, digamos, fora do comportamento social aceitável. Muito pelo contrário, seu foco recai justamente nas pessoas ditas normais”, explica o professor.

Uma revista muito louca – análise do humor da MAD Magazine (160 páginas, editora Criativo) é fruto da tese de livre docência defendida por Elísio dos Santos na USP. Na obra, ele detalha a criação da MAD, seus principais artistas e as estratégias de humor por eles empregadas. Informações sobre a versão brasileira e o humor dos artistas nacionais também têm espaço. Além disso, há a análise dos elementos verbais (títulos e textos) e visuais (fotos, cartuns e histórias em quadrinhos), publicados pela revista durante sua trajetória.

Sobre o autor: Roberto Elísio dos Santos é livre-docente em Comunicação pela Universidade de São Paulo e integra o observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. É professor na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Nos últimos anos, escreveu dezenas de artigos sobre quadrinhos, publicou e organizou livros, orientou pesquisas de mestrado e organizou eventos sobre o tema em sua universidade.

Uma Revista Muito Louca – Análise do humor da Mad Magazine
Editora: Criativo
Autor: Roberto Elísio dos Santos
Preço: R$ 44,00
Formato: 17X24 cm, lombada quadrada
Páginas: 160

MAD-capa

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.