Grupo de Pesquisas do PPGCOM lança site “O Signo Visual nas Mídias”

Site reúne produção dos últimos dez anos do grupo de pesquisas registrado no CNPq, junto a alunos, professores e pesquisadores

Com colaboração de Regiane Bianchini

O site O Signo Visual nas Mídias (signovisualnasmidias.com) é o resultado do trabalho desenvolvido durante uma década de investigações, junto a alunos, professores e pesquisadores de outras instituições, com o objetivo de entender o signo visual na televisão, no cinema, cenografia, publicidade, embalagem, quadrinhos.

Você deve estar se perguntando qual a importância de um estudo como este. Simples, é por este tipo de análise que se começa a compreender a estrutura de linguagem, de como são organizados os signos para difundir ideias e discursos, de como são construídas estratégias de comunicação, o que não é muito claro ao leitor e espectador. Por exemplo, em uma peça publicitária é possível entender as razões de se utilizar determinadas imagens, linguagens, cores, traços para compor um conjunto estratégico de mensagens ao público consumidor.

Quem acessar o site também encontrará diferentes formas de abordagem, em mais de quarenta trabalhos de análise, para diferentes mídias e públicos. Por exemplo, quem se interessa por quadrinhos ou cinema, terá leituras sobre alguns tipos de narrativas, quem estuda design ou publicidade, verá diversas análises e abordagens de diferentes tipos de signos, em estratégias de comunicação.

“Quando iniciamos a última pesquisa, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tratou da apropriação de personagens na comunicação de interesse público, inserimos no projeto a necessidade de desenvolver um site, que pudesse reunir e organizar os trabalhos em eixos temáticos”, explica o coordenador do PPPGCOM-USCS e responsável pelo Grupo de Pesquisa, João Batista Freitas Cardoso.

O espaço na internet foi desenvolvido pela técnica em treinamento da Fapesp, Renata Freitas Sena, que também é mestranda em Inovação Comunicação de Interesse Público. Para ela, que é da área de TI, foi a oportunidade de aliar o conhecimento obtido na graduação em tecnologia a um projeto de pesquisa da área de Comunicação.

Em um primeiro momento, serão publicados trabalhos que tratem de signos visuais e tenham vínculo exclusivo ao grupo de pesquisas que trata do tema. De acordo com João Batista, o espaço acaba sendo um convite para pesquisadores interessados em participar do grupo, é só entrar em contato pelo e-mail: joao.cardoso@prof.uscs.edu.br