Gestor da Escola de Negócios participa de encontro no CORECON

No último dia 8/3, o gestor da Escola de Negócios, Jefferson José da Conceição, esteve presente em reunião na Delegacia ABC do Conselho Regional de Economia (CORECON), para tratar do tema “Como Atrair Novos Alunos Para o Curso de Economia”.

O objetivo da reunião foi discutir políticas para atrair alunos de ensino médio e profissionais que trabalham com temas econômicos, mas não são economistas (a exemplo de funcionários públicos, jornalistas  entre outros).

Hoje, na região existem os seguintes cursos de Economia: USCS, Metodista, Fundação Santo André, Strong, UFABC. Os cursos de Economia estão entre os mais tradicionais na região do Grande ABC.  A USCS, por exemplo, tem o curso de Economia como um dos primeiros cursos da escola. Em realidade, a atual USCS nasceu em 1968 como Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. O curso da Fundação Santo André foi um dos primeiros da Região do ABC.

O economista tem como diferencial ser um profissional capaz de:

1. a) ter um entendimento da conjuntura nacional e internacional;
  2. b) fazer previsões;
  3. c) realizar abordagens críticas e analíticas;
  4. d) realizar planos para o crescimento das empresas privadas, das empresas públicas e do País.

Entre os aspectos positivos de se fazer Economia estão:

1. a) a tradição do curso;
  2. b) o fato de que a ciência econômica une as áreas de exatas e humanas;
  3. c) representa oportunidade de empregos em diversas áreas (pública, privada, setor financeiro; área acadêmica);
  4. d) o surgimento recente de novas áreas de atuação do economista, tais como: Economia ambiental; Economia Criativa; Agronegócios; Economia Doméstica; Economia da Saúde, entre outras).

“Foi uma ótima reunião. Juntamente com o Conselho Regional de Economia (Corecon), as instituições envolvidas, de modo cooperativo, trabalham com um projeto de intensificar o Marketing da Economia como uma área tradicional e ao mesmo tempo moderna. Precisamos mostrar aos jovens o quanto o domínio da Ciência Econômica pode ser importante para que ele, ao mesmo tempo em  que evolua e progrida na profissão, possa contribuir para o desenvolvimento do Brasil. No caso específico da Escola de Negócios, quero acrescentar que, nos próximos dias, iniciaremos o nosso ciclo de palestras ‘Café com os clássicos’, justamente com a apresentação de Economistas famosos como Keynes, Marx, Schumpeter, Marshall, Friedman, entre outros. Além disso, pretendemos retomar o nosso Grupo de Conjuntura Econômica. Tudo isto como políticas complementares às tomadas pelo Corecon”, explica o Gestor da Escola de Negócios, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição.

Participaram da reunião, representantes do CORECON, gestores e coordenadores dos cursos de economia da região.

Veja algumas fotos do encontro:

IMG-20170309-WA0014

IMG-20170309-WA0013

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.