Notícias

Farmacêuticas pela USCS vão à China para capacitação em Medicina Tradicional Chinesa

No próximo dia 29 de outubro, as farmacêuticas Dra. Ana Paula Macedo de Souza e Dra. Renata Lentulo, ex-alunas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS – embarcam para um período de estudos e estágios em Medicina Tradicional Chinesa na cidade de Taiyuan, China, integrando um seleto grupo de 45 farmacêuticos sob coordenação do Dr. Paulo Varanda.

O projeto, fruto do convênio firmado entre o Governo Chinês e o Conselho Federal de Farmácia, visa a capacitação de farmacêuticos brasileiros e a expansão da técnica milenar nas farmácias, consultórios farmacêuticos e demais estabelecimentos de saúde do país, para ampliar o leque de atuação do farmacêutico e oferecer à população mais recursos terapêuticos.

Para a Dra. Ana Paula, Farmacêutica Clínica e Homeopata, “este projeto do CFF em convênio com a China só nos mostra como o campo de atuação do farmacêutico pode e deve ser explorado, principalmente na área das Práticas Integrativas, cuja metodologia visa o cuidado ao paciente de forma integral, seja em seus aspectos físicos, emocionais e mentais”.

“A Medicina Chinesa é considerada uma das mais integrativas e   complementares do mundo, e poder aplicar seus fundamentos no Brasil representará um grande benefício a todo sistema de saúde e principalmente a população”, afirma a Dra. Renata, farmacêutica industrial e acupunturista.

O processo de seleção considerou análise curricular e uma série de exigências, além disso, todas as despesas do projeto estão sendo integralmente patrocinadas pelo Governo da China.

Em nota, o Conselho Federal de farmácia falou a respeito do projeto: http://www.cff.org.br/noticia.php?id=5455.

Para acompanhar a viagem e demais informações do projeto, siga no Instagram: @dra.anamacedo e @drarenata.lentullo.