Bárbara Surita, ex-aluna formada em 2019, pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS) do curso de Pedagogia, conquistou uma bolsa de estudos, no dia 2 de junho de 2024, para realizar seu mestrado na University of Minnesota, nos Estados Unidos. Ela irá cursar o programa de MA in Second Language Education a partir de agosto deste ano.
Bárbara explica que a decisão de seguir para o mestrado na University of Minnesota foi influenciada principalmente pela linha de pesquisa de sua futura orientadora, Dr. Kendall King, que se alinha perfeitamente com seus interesses. Outro fator determinante foi que a universidade é uma das melhores na área de educação nos EUA.
Durante todo o processo, Bárbara teve o apoio de familiares e amigos mais próximos, todos estão extremamente felizes pela sua conquista. Ela recebeu uma bolsa de Graduate Assistant, que oferece a oportunidade de trabalhar meio período com sua orientadora. Esta bolsa inclui a isenção da taxa para alunos internacionais, 50% de cobertura das mensalidades, plano de saúde, e um salário para cobrir os custos de vida. Bárbara está otimista sobre a possibilidade de transformar esta bolsa em integral, o que eliminaria quaisquer custos universitários e garantiria um salário completo para seu trabalho como assistente de pesquisa.
Trajetória
Desde o primeiro semestre na USCS, Bárbara esteve envolvida com educação bilíngue em diversos contextos. Seu interesse na área cresceu ao longo dos anos, guiando-a na escolha de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, posteriormente, na busca por oportunidades no mundo acadêmico. Bárbara acredita que o desenvolvimento de seu TCC e o apoio contínuo do corpo docente foram cruciais para sua aceitação na University of Minnesota. Durante a graduação, professores da USCS a convidaram para participar de grupos de pesquisa, rodas de conversa e a orientaram na publicação de trabalhos acadêmicos, o que foi essencial para seu crescimento profissional.
Após concluir o mestrado, Bárbara pretende continuar para um programa de PhD na área de educação multilíngue. Seus objetivos a longo prazo incluem colaborar com novas pesquisas e influenciar instituições de ensino, especialmente no que diz respeito ao ensino bilíngue na educação infantil. Ela acredita que a educação bilíngue deve ser um direito nas escolas públicas, não apenas um privilégio das escolas privadas.
Conselho para outros alunos
O maior desafio enfrentado por Bárbara foi melhorar seu currículo acadêmico após a graduação, uma vez que as oportunidades de participar em projetos acadêmicos são menores do que enquanto realiza o curso. Por isso, Bárbara aconselha os alunos a aproveitarem todas as oportunidades durante a graduação, participando de eventos universitários, grupos de estudos, desenvolvendo a escrita acadêmica e investindo no aprendizado de uma segunda língua. Ela destaca a importância de buscar orientação e estágios acadêmicos com professores que compartilham dos mesmos interesses.
Curiosidades sobre o processo de aplicação
Curiosamente, a University of Minnesota foi a instituição em que Bárbara teve os melhores resultados, apesar de ter tido uma impressão inicial menos promissora. Ela destaca que recebeu bastante suporte durante o período de espera pela confirmação da bolsa, especialmente de sua orientadora, que fez todos os esforços para integrá-la ao projeto de pesquisa.
Mensagem para a comunidade acadêmica da USCS
Ela expressa sua gratidão a todos os docentes que fizeram parte de sua trajetória na USCS: “Gostaria de deixar aqui meu agradecimento a todos os docentes que fizeram parte da minha trajetória, cada um de vocês moldou o meu caráter acadêmico e sou muito grata a isso. Muito obrigada em especial as professoras que estiveram perto de mim nesse processo, me guiando e dando diversas oportunidades de me envolver mais com a academia, sendo elas a Prof. Marialda, Prof. Cíntia Patarro, Prof. Dra. Marta Regina e Prof. Rose Verrone do curso de Pedagogia.” afirma.
Bárbara Surita é um exemplo de dedicação e paixão pela educação, e sua conquista é motivo de orgulho para a comunidade da USCS.