Notícias

Evento “UP!ABC” leva mais de 10 mil pessoas ao campus Barcelona da USCS

Nos dias 14 e 15 de maio de 2022 (sábado e domingo), aconteceu, pela primeira vez em um campus da USCS, um dos maiores festivais de cosplay, games e cultura geek do país, o “UP!ABC”.

O evento ofereceu shows, concursos, bate-papo com convidados, jogos eletrônicos, salas temáticas, estandes com venda de produtos do universo geek, praça de alimentação e, claro, muitos cosplayers desfilando pelo espaço.

Cerca de 11 mil pessoas compareceram a esta edição e 3 toneladas de alimentos foram arrecadadas numa ação de “ingresso social”.

Entre os destaques da programação, no sábado, os convidados para o bate-papo com o público foram os dubladores Paulo Porto e Bruno Porto (pai e filho).

Um dos maiores sucessos da carreira de Paulo Porto foi dublar o personagem “Aiolos de Sagitário”, da famosa série japonesa “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Paulo tem 27 anos nessa profissão e explicou que a dublagem está intrínseca na pessoa, desde quando ela começa a imitar a voz de um personagem que gosta até o momento que passa a buscar referências.

Já para Bruno Porto, o pai foi uma grande referência, visto que, quando criança, Bruno o acompanhava nas rádios, em locuções e em reportagens para a TV. Bruno explicou que, para ser dublador, tem que ser ator: “Primeiro é preciso fazer o curso de teatro e obter o DRT (registro profissional que regulamenta as profissões de artistas e de técnicos em espetáculos). Com esse registro, dá pra entrar no ramo da dublagem, participando de testes, conquistando personagens etc.”.

Um dos personagens de mais sucesso dublado por Bruno é o Tyler Down, da série “13 reasons why”, transmitida pela Netflix.

No domingo, a principal atração do evento foi a dubladora Bianca Alencar, famosa por personagens como Twilight Sparkle (My little pony), Pinky Dinky Doo, Lola (Charlie e Lola), Zoe (League of legends), Denise (Turma da Mônica), Alex (Modern Family), entre muitos outros. O auditório ficou cheio para prestigiar a artista que, ao final da apresentação, ainda ficou por duas horas tirando fotos com os fãs.

 

A USCS contou com um estande de divulgação onde o público brincava girando uma roleta para ganhar brindes. As pessoas aproveitaram também para tirar dúvidas sobre os cursos de graduação, pós-graduação, vestibular e transferência.

 

“A realização do Up!ABC só foi possível porque a USCS abraçou e acolheu o festival e, graças a esta parceria, teremos uma edição muito melhor no segundo semestre de 2022”, explica Attila Freni, diretor da ACROSS Entertainment, empresa responsável pelo evento.

A próxima edição do UP!ABC deve acontecer em setembro. No Instagram da USCS, em “destaques”, dá pra acompanhar um pouquinho de como foi essa primeira experiência na universidade.

Conheça o UP!ABC, clicando aqui.

Veja mais fotos do evento: