No dia 31/3/23, aconteceu, no auditório do campus Barcelona, o evento de lançamento do “DNA USCS”, o novo programa de relacionamento da USCS com seus ex-alunos. Na ocasião, formandos das primeiras turmas da instituição foram homenageados. O evento marcou o início das comemorações dos 55 anos da universidade.
História
A origem do que hoje é a USCS remete a três turmas históricas, dos seguintes cursos: Ciências Econômicas, Ciências Políticas e Sociais, e Administração de Empresas. A instituição iniciou suas aulas regulares no dia 1º de agosto de 1968, contando com duas turmas, compostas por: 80 alunos do curso de Ciências Econômicas e 50 alunos de Ciências Políticas e Sociais.
Em seus três primeiros anos de atividade, a USCS teve 3 nomes diferentes:
1968 – Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.
1969 – Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Administrativas, Políticas e Sociais.
1970 – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES).
O evento
Já era noite quando os convidados começaram a chegar para aquele que seria um verdadeiro “reencontro” – não só entre ex-alunos, mas também com o campus onde muitos estudaram, principalmente os oito homenageados do evento, formandos das turmas de 1971: Angelo Marchetti (Administração de Empresas); Dercio Bottecchia, (Economia); Ivani Aguilar (Economia); José Ernesto de Carvalho (Economia); e de 1972: Laerte Scartozzoni (Economia); Dulce Mantella Perdigão (Ciências Econômicas, Políticas e Sociais); Silvio Minciotti (Administração de Empresas); e Marco Antonio Santos Silva (Economia).
A abertura da cerimônia foi com um vídeo sobre a história da USCS, contando um pouco sobre essas primeiras turmas, através de fotos antigas:
Em seguida, o reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo, agradeceu a presença de todos e destacou professores e funcionários da universidade que também são ex-alunos, além de lembrar o trabalho feito pela antiga AEXA – Associação de Ex-alunos: “Essa construção foi feita por dezenas de mãos. 36 mil alunos passaram por aqui e eu tenho certeza que todos compartilham do slogan ‘orgulho de ser USCS’.
O vereador Gilberto Costa, representando a Câmara Municipal, se referiu à USCS como uma “marca de São Caetano do Sul”:
“É fantástico conviver dentro da universidade, seja nos cursos, seja nos serviços que ela nos dá. Mesmo com a pandemia, é a instituição que mais se solidificou dentro da região. A nossa USCS trabalha muito o presencial e eu concordo que nessa linha ela é imbatível. A USCS é uma marca de São Caetano do Sul. A universidade e a cidade caminham juntas, buscando o melhor para as pessoas. A USCS é um orgulho pro município”.
Professora titular da USCS desde 1998, e também ex-aluna do Programa de Doutorado em Administração, Estela Cristina Bonjardim, hoje atuando também como Controladora Geral do Município de São Caetano do Sul, representou o prefeito José Auricchio Jr. na cerimônia e lembrou os 25 anos do curso de Direito, celebrados no ano passado (2022): “A USCS é a casa dos que por aqui passaram. Tenho muito orgulho pelos 25 anos do curso de Direito da USCS. Nunca recebemos um não dos ex-alunos convidados para os eventos do curso, pelo contrário, é sempre com a fala de ‘como é bom voltar à USCS, voltar a essa casa’ (…) Estamos expandindo nossas unidades, até pra fora de São Caetano, e isso é fruto de um trabalho de muito carinho e dedicação de todos que aqui estão. A gente tem muito amor pelo que a gente faz aqui todos os dias e nossos alunos reconhecem esse amor”.
Representando os grandes homenageados da noite, Angelo Marchetti, formado em 1971, lembrou um momento histórico: o Diretório Acadêmico da época, cujo Marchetti participava, precisava “fazer um caixa” para os gastos com ações do Diretório – foi quando Dulce Mantella Perdigão, integrante do grupo (também presente no evento), sugeriu: “Por que não ter como símbolo do nosso Diretório a Mônica?”.
Marchetti foi até o Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, que autorizou o uso da imagem da personagem de vestidinho vermelho: “Expliquei pra ele qual era o objetivo da solicitação de usar esse símbolo e ele disse que eu podia usar, mas que qualquer produto que eu fosse desenvolver usando a Mônica, avisasse a ele. Eu fiquei na expectativa de assinar um acordo ou coisa parecida, mas ele olhou pra mim, eu já usava bigode na época, e ele me pediu um fio de bigode pra firmar esse acordo (…) Graças a esse uso da Mônica, compramos uma televisão e um mimeógrafo, pra chamar o pessoal pro Diretório Acadêmico”.
Um momento com certeza de muita emoção foi o vídeo com depoimentos de ex-alunos das primeiras turmas. O casal formado na época e que segue junto até hoje, Dercio e Ivani, arrancou suspiros dos presentes na plateia.
Todos os homenageados subiram ao palco para receber um certificado, uma “carteirinha DNA USCS” e uma caneta comemorativa como presente. Encerrando a cerimônia, foi passado um vídeo institucional atual da USCS.
Ex-alunos do curso de Direito marcam presença no evento “DNA USCS”
Visita do Paraná
Ubiraci Medina Casanova, da primeira turma de Economia, não compareceu ao evento, pois mora no Paraná, mas visitou o campus Barcelona na segunda-feira seguinte, junto ao amigo Laerte Scartozzoni, trazendo fotos e lembrando histórias da época de aluno: “O que mais me marcou aqui foram os professores, pois eles conseguiram explorar todo nosso potencial em nos fazer pensar. Muitas habilidades que desenvolvemos naquela época foram ‘descobertas’ graças aos professores”. (Clique nas fotos para ampliar)
O evento de lançamento do “DNA USCS” teve transmissão ao vivo pelo Youtube. Assista clicando aqui.
É ex-aluno da USCS ou do IMES? Acesse www.uscs.edu.br/dna e saiba quais são os benefícios do “DNA USCS”, além de ler depoimentos de outros ex-alunos. (Clique nas fotos para ampliar)