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Estudantes de Pedagogia participam da “Virada Científica da Sabina”, com trabalho inscrito

Por Rosemary Leonovos Verrone

O projeto de extensão “Deixa eu te Contar” de autoria dos estudantes Ivone Garbuio Udovicci, Alessandro Mortaio Gregori, Janaina Gomes Ferreira, Cinthia Aparecida de Almeida e Natália Ferreira Plaça Vilela, orientado pela Profa. Me. Cintia Helena Pattaro, foi selecionado entre vários trabalhos científicos de pesquisadores e professores para participar da “I Virada Científica da Sabina” – Escola Parque do Conhecimento.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Santo André, por meio da Sabina – Escola Parque do Conhecimento, aconteceu nos dias 19 e 21 de outubro de 2023, em comemoração à “20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, e teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, de acordo com o proposto pela Organização das Nações Unidas para 2022/2023. Com este tema, o evento visou enfatizar a importância do ensino e da valorização das Ciências Básicas, como Biologia, Física, Química e Matemática, mostrando como estas áreas e suas vertentes contribuem diretamente para a sociedade, seja a curto ou longo prazo.

“Deixa eu te Contar” é o primeiro projeto da Liga Acadêmica Educa Mundo (LAEM-USCS), criada como projeto de extensão pelos mesmos estudantes. A Liga tem como objetivo construir projetos educativos que levem o público a desenvolver a leitura como atividade construtora de sociabilidades. Originalmente nascida de uma proposta de “contação de histórias”, a LAEM tornou-se um espaço de discussão de práticas de leitura e estratégias de divulgação de temas relacionados à alfabetização, conscientização sobre problemas ambientais e práticas de sustentabilidade, como reciclagem e reaproveitamento de materiais. Considerando-se que o desenvolvimento da competência leitura não ocorre apenas na escola, mas em diversas atividades cotidianas, especialmente em atividades de lazer e entretenimento, a LAEM apresentou o projeto “Deixa eu te Contar”, tendo como público-alvo crianças em processo de alfabetização. Na primeira aplicação do projeto, a Liga disponibilizou a este público recursos lúdicos que os aproximava da narrativa, do texto, do ato de formular e comunicar um encadeamento lógico de de pensamento para a interpretação e conscientização dos problemas contemporâneos.

O grupo com a gestora do curso de Pedagogia (no centro), Profa. Me. Rosemary Leonovos Verrone

De aplicação em aplicação, o projeto cresceu. Além de ampliar o público-alvo para todas as idades, incluindo professores da educação básica, os membros da Liga criaram uma história com ênfase em sustentabilidade e reciclagem para a conscientização das crianças em relação aos problemas ambientais. A narrativa criada surgiu a partir de um personagem concebido como uma garrafa PET, a garrafinha PETli. A história desenvolve-se no desejo da personagem em fazer a diferença e colaborar para a reciclagem e reutilização das garrafas PET. A estrutura da narrativa contempla todo o processo de produção e reciclagem das garrafas PET e, apresentando vários personagens e cenários produzidos com materiais descartáveis, como a própria garrafinha PETli e a gotinha TICA, estimula as crianças a interagir com temas relacionados à questão da preservação do Meio Ambiente.

A história de PETli despertou o interesse da editora Estante Mágica, que desenvolve trabalho em parceria com escolas, publicando narrativas e ilustrações de alunos, a fim de que esses se sintam protagonistas de suas produções e comemorem essa conquista em um evento de noite de autógrafos nas escolas junto com suas famílias. Assim, a história de PETli se tornou livro e é a base para o Projeto da LAEM, “Deixa eu te contar”.

De maneira lúdica e divertida, o Projeto “Deixa Eu Te Contar” instiga nas crianças o interesse pela expressão oral como via de construção intelectual alinhada à leitura, ao mesmo tempo em que propicia a conscientização acerca do Meio Ambiente como prática contínua. Tal abordagem torna-se um relevante instrumento de ensino-aprendizagem e fomenta nos educadores e estudantes o interesse pela expressão oral, leitura e pesquisa. A “contação de histórias” propicia o deslumbramento nas crianças, pois no ato do contar mobiliza diversos recursos lúdicos, contribuindo para o processo de engajamento e compromisso com a leitura e com a preservação do meio ambiente. Almeja-se, ainda, contribuir para construção da inteligência emocional, mediante o impacto da leitura em voz alta, o dinamismo narrativo do contador e o estímulo à imaginação.

Na Virada Científica, além do pôster descritivo do projeto, também foram apresentados o livro e os personagens da história produzidos com materiais reciclados para crianças professores, pesquisadores e público em geral.

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Jornalista, pós-graduada em Marketing.