Por Tatiana Meirelles e Sonia de Souza
A hiperconectividade, observada na atualidade entre os adolescentes, tem sido considerada um sério problema mundial na área de saúde pública. Isto ocorre por conta dos prejuízos à saúde mental e física dos adolescentes. A disseminação do uso de smartphones somada à ampliação do uso de computadores, levou ao surgimento de um novo transtorno mental que é a dependência da internet.
Diante da relevância deste problema emergente, estudantes de Medicina do campus Centro, orientados pelas professoras Cecília Gomes Barbosa, Sonia Regina Pereira de Souza e Tatiana de Medeiros Hildebrand Meirelles, aprofundaram-se sobre o problema para produzir material educativo que proporcione o maior empoderamento dos pais no enfrentamento da dependência da internet em seus filhos.
O conteúdo foi produzido a partir da revisão criteriosa de artigos científicos sobre os fatores de risco, prejuízos à saúde e intervenções eficazes para controle da dependência da internet. Este material atua em duas frentes que são a conscientização dos pais sobre este transtorno e os danos à saúde do adolescente, além da oferta de recursos para reduzir os efeitos nocivos do uso abusivo de telas.
Veja (clique para ampliar):
Clique aqui e conheça o curso de Medicina do campus Centro da USCS.