Estudantes e Professores da USCS dialogam com o presidente do Corecon-SP

Os alunos de todos os semestres do curso de Economia da USCS e também do Núcleo Comum da Escola de Negócios visitaram a sede do Conselho Regional de Economia de São Paulo em 27/05. Os alunos foram acompanhados pelos Professores Vinicius Oliveira Silva e Waldemir Santos Nogueira (Delegado Distrital de São Bernardo do Campo). Todos foram recebidos pelo Presidente do Corecon-SP e da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), Manuel Enríquez García, o Professor Manolo. Os alunos assistiram a um vídeo institucional sobre a profissão do Economista, com depoimentos de dirigentes e exposição de várias atividades que podem ser realizadas pelo profissional.

Em seguida, o Professor Manolo relatou a atual situação dos Conselhos Regionais pelo Brasil, a preocupação com a redução da oferta de cursos e, principalmente, a redução na demanda de alunos pelo curso, assim como ocorre em outras profissões. Também descreveu os esforços do Corecon-SP em divulgar a profissão e estimular o interesse dos jovens pela área de Economia. A entidade realiza palestras e promove visita das escolas ao Corecon e deste às escolas.

Em seguida, o Presidente expôs o atual cenário econômico nacional, suas preocupações e expectativas sobre os caminhos mais prováveis. Os alunos fizeram suas considerações e colocaram sugestões para estimular o interesse na profissão. Uma das propostas apresentadas é aproximar os alunos dos últimos semestres de Economia aos alunos das escolas públicas. O objetivo é de elevar o conhecimento deste público sobre a profissão e a relevância do Economista para a Sociedade.

De acordo com o Prof. Vinicius: ” Foi muito bom para os alunos terem contato com uma referência no conhecimento de Economia, bem como saber que o Conselho está preocupado e vem tomando medidas para tentar despertar o interesse na profissão. O profissional da Economia tem uma visão diferenciada da realidade, que, somada ao conteúdo técnico adquirido no curso, forma um profissional apto a contribuir na solução de diversos problemas e colaborar para o desenvolvimento de Instituições, de pessoas e toda sociedade”.

A aluna Gisele Yamauchi, do 8º semestre, gostou bastante da visita: “Para um bom profissional ser reconhecido – e com ele toda uma classe profissional -, é de extrema importância haver um conselho como o Corecon, que busque ter representatividade e alinhar pensamentos diversos. Nós, alunos de Ciências Econômicas, pudemos ter hoje a oportunidade de conhecer o CORECON, bem como o Presidente. Fomos muito bem recebidos. Foi uma oportunidade brilhante de aprender mais e debater sobre vários temas em economia”.

Um dos organizadores da visita, o Gestor da Escola de Negócios da USCS, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, que é Economista, afirmou que, o diálogo com os Conselhos dos quatro cursos da Escola é uma de suas prioridades, pois é preciso mostrar aos estudantes os desafios postos às suas futuras profissões. O professor ainda ressaltou que, além disso, os Conselhos têm um papel importante no diálogo sobre as matrizes curriculares dos cursos: “Exatamente neste momento, estamos em um esforço para adequar as nossas matrizes aos novos perfis profissionais exigidos pelo mercado”.