Notícias

Estudantes do Colégio USCS são aprovados nos vestibulares da USP e UNESP

Os estudantes do Colégio Universitário USCS, Arthur Cardoso, Felipe Almeida e Juliana Badan, foram aprovados em grandes universidades do país, como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os alunos relatam que, para obter sucesso, foi necessário empenho nos estudos, apoio da família, amigos e professores, e superações próprias devido às dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19.

Juliana Badan foi aprovada em Letras pela UNESP. A estudante relata que se preparar para o vestibular logo no primeiro ano do Ensino Médio foi primordial para atingir os resultados. “Fixar os conteúdos desde o primeiro ano do ensino médio tornou mais fácil revisar e lembrar na hora da prova, além de aliviar muito do que eu teria que compensar nos estudos do terceiro se tivesse perdido as matérias dos demais anos”.

Quando chegou no terceiro ano, Juliana se dedicou a conteúdos mais específicos, em especial o que não havia tido contato ainda, revisar disciplinas, fazer simulados e treinar redação. “Os simulados foram importantes para entender como utilizar o tempo e conhecer o formato da prova, que pode variar de acordo com o tipo de vestibular. Já o treino da redação possibilitou que eu desenvolvesse minha escrita e conhecesse o formato da redação, que também pode variar, como a da UNESP varia para a do ENEM”, relata a estudante.

A estudante afirma que o Colégio USCS agregou bastante para sua aprovação. “É fato que tudo que aprendi durante os três anos do Ensino Médio foi de grande importância para minha aprovação. Sinto que a grande diferença que o Colégio fez na minha educação foi ter professores, enquanto parte do mesmo, que não só passaram conhecimento, mas o fizeram com a intenção de que nós, alunos, aprendêssemos e conseguíssemos aplicar os conhecimentos à realidade, o que, em particular, também facilitou a lembrança na hora do vestibular”.

Juliana deixa uma dica para quem vai prestar o vestibular esse ano: “a leitura recorrente me ajudou a enfrentar as provas, pois um dos grandes desafios do vestibular é conseguir se manter atento à leitura dos enunciados e alternativas durante várias horas, então treinar sempre ajuda. Nos meses anteriores ao vestibular, minha leitura foi motivada, em especial, pelo incentivo de um dos professores do Colégio, Marcelo Smeets”.

Felipe Almeida passou no curso de Engenharia Florestal na USP de Piracicaba. Ele explica que o preparo para a prova não foi fácil, devido ao impacto na pandemia. “O processo de preparação para os vestibulares não foi fácil, principalmente por conta do COVID-19 que interrompeu as aulas presenciais, fazendo com que tivéssemos que migrar para o ensino remoto”. Ele relata que recorreu à vídeo-aulas, fazendo exercícios e treinando com vestibulares antigos.

O estudante afirma que o apoio do Colégio USCS foi fundamental para atingir os resultados desejados. “Sendo bem sincero, o Colégio USCS ajudou bastante, mesmo eu não tendo me adaptado bem ao ensino remoto. Os professores deram aulas extras sobre os vestibulares focando no ENEM e sempre ajudaram muito quando eu tinha dúvidas. Mas o momento em que foi fundamental mesmo, foi quando as aulas voltaram, porque foi quando eu percebi o que eu tinha ‘perdido’ nos últimos dois anos e me fizeram ter mais vontade de estudar”.

Arthur Cardoso foi aprovado em História pela UNESP e em Letras pela USP. Ele comenta que, no início de 2021, não tinha muitos planos para fazer o vestibular e já ingressar na universidade, porém, por incentivo de um amigo e da família, ele mudou de ideia e começou a se dedicar. “Busquei me preparar e me adequar especificamente para os dois [vestibulares] que fui aprovado, Vunesp e FUVEST, que levam muito em consideração matérias específicas para cada área nas segundas fases. Nesse sentido, busquei me aprofundar nas matérias mais de humanas, como história e geografia, e também em linguagens, principalmente nos livros que são exigidos pela FUVEST e têm um peso importante para a 2ª fase”.

Ele afirma que a preparação e os estudos aconteceram de forma natural. “Sempre busquei alternativas próprias e autodidatas, seja em vídeos no YouTube, livros didáticos ou teóricos, materiais de aula, ou até mesmo apoio de amigos (como aquele que me incentivou a não desistir dos vestibulares), mestres e doutores nessas áreas, que se disponibilizaram para me ajudar”.

Para Arthur, o esforço dos professores do Colégio USCS foram importantes na aprovação. “O Colégio proporciona uma estrutura muito boa e que eu utilizei muito, principalmente no primeiro ano e no fim do terceiro ano do ensino médio, além de cursos extracurriculares de formação que reproduzem alinhados à faculdade. […] O que mais agregou para minha aprovação foram os esforços que cada professor do Colégio USCS que lecionaram para mim fizeram, que mesmo com métodos distintos de ensino, reproduziram o seu melhor e realizaram um bom trabalho, tendo diversos alunos que, se não na segunda fase, foram aprovados em faculdades públicas, como é o caso de diversos colegas de sala que tive”.

O Colégio USCS parabeniza todos os alunos aprovados no vestibular!

Outras informações no site do Colégio USCS.




Jornalista, pós-graduada em Marketing.