Por Lucas Tadeu – Estagiário, estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo
Estudantes da UniSênior acompanharam palestra com Gêanio Pereira da Silva, Cabo da PM do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que atualmente exerce a função de Bombeiro Educador.
Foram apresentados diversos tipos de acidentes que podem acontecer nos domicílios, como quedas, queimaduras, choques elétricos, acidentes com animais, ferimentos com instrumentos cortantes, intoxicações etc. Os mais frequentes são as quedas. Cerca de um terço dos idosos cai a cada ano.
Outro alerta pertinente para a época de frio é manter os ambientes sempre ventilados e estar com a manutenção dos aquecedores em dia. Evitar o aquecimento de banheiros e outros ambientes fechados com fogão, forno ou churrasqueira é outra dica essencial – o mesmo vale para fogo feito em latas, pois ele pode liberar monóxido de carbono, um gás sem cor e sem cheiro, resultante da queima de combustíveis e madeira que pode levar a intoxicações graves e até à morte.
O Bombeiro Educador, por meio do projeto “Bombeiro na Escola”, atua na prevenção de acidentes em geral, ministrando palestras e participando de rodas de conversas em diversas instituições. O público-alvo do projeto são crianças do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I, adolescentes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II e idosos.
Segundo projeções populacionais mais recentes do IBGE, o Brasil tem, aproximadamente, 33.679.986 idosos, o que equivale a 15,57% da população brasileira total.
A UniSênior funciona de segunda e quarta, das 14h às 17h, no Campus Barcelona da USCS, na Avenida Goiás, n° 3400, Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul-SP.