A aluna do último período do curso de Medicina (Campus Centro) da USCS, Barbara Klyslie Kato, participou de um estágio de curta duração na Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli”, instituição conveniada com a USCS em Nápoles, na Itália.
Barbara sempre quis fazer intercâmbio pela faculdade e, por meio do gestor do curso, Prof. Dr. Carlos João Schaffhausser Filho, conheceu o responsável pelas Relações Internacionais da USCS, Prof. Dr. Aleksandar Jovanovic: “O desconhecido sempre me encantou, então, quando se tratou de aprender e explorar a medicina em um país diferente, com uma cultura, idioma e regras distintas, claro que não recusei”.
O estágio aconteceu durante o mês de julho de 2023: “Fiquei o mês inteiro de julho. Verão sofrido em terras napolitanas, a propósito. Hahaha!”, lembra a estudante.
Barbara também nos contou como foi essa experiência e sobre a rotina durante o intercâmbio: “O nervosismo do primeiro dia é comum, mas com o tempo, fui me familiarizando mais com as pessoas e tudo acabou se ajustando. Lá, fiz grandes amizades, tanto com médicos e residentes quanto com estudantes, especialmente com os outros intercambistas. Nossa rotina consistia em chegar ao hospital pela manhã, fazer visita em todos os leitos cirúrgicos e depois evoluí-los. O restante do tempo era dedicado às cirurgias eletivas e às emergências do pronto-socorro. O idioma foi uma dificuldade no começo, mas logo a gente se adapta também”.
Não à toa, a futura médica pensa em se especializar em Cirurgia Geral.
Passado quase 1 ano dessa experiência inesquecível, fica a reflexão de tantos aprendizados: “Falar sobre experiências, intercâmbios e viagens realmente me encanta. Sempre que possível, me entrego a algo novo. Assim como um dos clichês que passaram pelo país, a Itália me ensinou uma espécie de ‘Comer, Rezar e Amar’. Aprendi a aproveitar cada curativo difícil, cada cirurgia longa e cada dia cansativo, assim como cada café, cada fatia de pizza e cada mozzarella. Aprendi a agradecer às novas pessoas que encontrei do outro lado do oceano, que me acolheram e me fizeram entender que unidade de tempo não significa nada sobre amizade, assim como agradeço por aqueles que ficaram do lado de cá do oceano, vibrando a cada pequena conquista minha. Aprendi que o amor é o mesmo, não importa onde esteja, ele não muda e não diminui, apenas se espalha. Seja pelas pessoas que conheci, por todas as coisas que aprendi e experienciei no mundo da medicina, mas principalmente pelo amor de poder, de certa forma, através da profissão que escolhi, melhorar, nem que seja por um minutinho, a vida de outras pessoas. Esse tipo de amor não muda, não importa a feira e nem o continente”, conclui Barbara.
Relações Internacionais
O(A) estudante interessado(a) em fazer intercâmbio precisa ter no mínimo média 7 de nota. Interessados no processo ou em obter mais informações, devem enviar um e-mail para o professor Jovanovic, responsável pelas Relações Internacionais da USCS: aleksandar.jovanovic@online.uscs.edu.br
Clique aqui e conheça as instituições nacionais e internacionais conveniadas com a USCS (são 83 até o momento).
Clique aqui e conheça o curso de Medicina da USCS (oferecido nas cidades de São Caetano do Sul, São Paulo e Itapetininga).