Estudante de jornalismo embarca para intercâmbio no México

O estudante e monitor do Laboratório de Hipermídias João Paulo Soares da Silva embarcou neste domingo (31/7) com destino ao México para dar início ao intercâmbio na Universidade de Colima, no qual ficará o período de agosto de 2016 a janeiro de 2017.
“Será uma experiência enriquecedora, o intercâmbio vai possibilitar o contato com uma outra cultura, outro idioma, além de permitir um novo olhar sobre a prática do jornalismo. Também tenho interesse em seguir a carreira acadêmica e todo esse conhecimento será essencial para contribuir para meu currículo”, destaca João Paulo.
A ideia de estudar numa universidade estrangeira surgiu no Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura, evento que a USCS sediou no ano de 2015. “Durante o Simpósio tive contato com pesquisadores da Universidade de Colima e despertou o interesse em fazer um intercâmbio, procurei o professor Aleksandar Jovanovic para me instruir dos procedimentos necessários”, comenta o estudante.

Intercâmbio México

Estudante João Paulo Soares da Silva (esquerda) com o prof. Dr. Aleksandar Jovanovic (direita)

Relações Internacionais

O convênio com a Universidade de Colima é parte das atividades desenvolvidas pela área de Relações Internacionais da USCS, coordenadas pelo Prof. Dr. Aleksandar Jovanocic, “O processo de internacionalização da USCS é fundamental para construir sua imagem junto as outras universidades do mundo. A internacionalização implica a abertura para o mundo, tanto para o corpo discente quanto para o corpo docente”, diz.
O coordenador reafirma, ainda, a importância deste intercâmbio estudantil. “Este tipo de intercâmbio favorece um aprendizado das línguas estrangeiras de fato, pois o estudante se relaciona e assiste às aulas na língua do país onde ele está”, afirma.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.