Notícias

Estudante da USCS apresentou artigo em congresso internacional

O estudante de jornalismo da USCS, João Paulo Soares da Silva apresentou o artigo científico, intitulado “Fiestas cristianas en la comunidad alemana paulista: la comunicación, la memoria y la imaginación de prácticas culturales”, no  XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC),  que ocorreu de 5 a 7 de outubro na Universidad Autónoma Metropolitana, Campus Cuajimalpa, na Cidade do México. 

Trata-se do resultado final da pesquisa de iniciação científica do estudante. A orientadora da investigação e Gestora do Programa de Mestrado em Comunicação  da USCS, Dra. Priscila Ferreira Perazzo, destaca o resultado alcançado e a atuação do aluno. “João Paulo apresentou em dois anos excelentes resultados da pesquisa. Foi a vários congressos da área de comunicação, e não apenas nos congressos voltados à iniciação científica. E agora culmina esse esforço apresentando-se num congresso latino-americano de estudos da comunicação. Creio que ele será um jornalista e um pesquisador bastante promissor”, afirma.

João Paulo está realizando intercâmbio na Universidade de Colima, México, no qual ficará o período de agosto de 2016 a janeiro de 2017. O estudante ressalta que o convênio entre as instituições possibilitou a sua participação no evento. “A realização do intercâmbio permitiu a participação no ALAIC, que felizmente, ocorreu no mesmo país onde estou”, observa o aluno de graduação da USCS. “Acredito que obtive um bom resultado de pesquisa, agora pude apresentar em um congresso internacional e acompanhar o trabalho de especialistas em comunicação, vindos de toda América Latina. Para minha vida acadêmica e profissional foi uma grande oportunidade”, finaliza João.

A ALAIC
A ALAIC (Associação LatinoAmericana de Investigadores em Comunicação) foi fundada em 1978 por grupo de pesquisadores, entre eles Jesus Martín-Barbero, que vislumbraram a importância e a necessidade da comunidade acadêmica de comunicação na América Latina se articular. Entre os principais objetivos da ALAIC estão congregar e apoiar a comunidade científica latino-americana especializada na pesquisa da comunicação, procurando o incremento e melhora de suas atividades e promover e defender o estabelecimento e desenvolvimento das condições necessárias para a liberdade de pesquisa, o reconhecimento, a proteção legal e justa remuneração para os pesquisadores de América Latina que atuam na área da comunicação.




Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.