Por Lucas Tadeu – Estagiário, estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo
A estudante da Universidade da Terceira Idade (UniSênior), Odete Mari Pereira Krugner, de 74 anos, natural de Rio Claro, no interior de São Paulo, aposentada e professora de estudos bíblicos na igreja que frequenta, escreveu seu primeiro livro usando os exemplos apresentados em aulas da universidade para a terceira idade de São Caetano do Sul.
“A paixão pela escrita é antiga, quando criança pegava jornais e revistas e transcrevia para um caderno as poesias que lia”, conta Odete.
Em 2009, quando entrou na UniMais, Universidade da Terceira Idade da USCS, teve aulas de Língua Portuguesa com a professora Maria Izabel, e as aulas incentivaram a escrita. Foi ali que surgiram as primeiras poesias escritas por Odete, ainda dispersas, em manuscritos.
Somente durante a pandemia, nas aulas virtuais da disciplina “Minha história daria um livro”, com o professor Fernando Ferrari, que a escrita rendeu o livro Encantos da Memória. Odete conta que o livro não é fruto de um sonho, afinal, ela nunca havia pensado na possibilidade de escrever e publicar um livro, mas foi fruto do prazer da escrita que ela sempre teve e do grande incentivo do professor Fernando.
O livro é um compilado de histórias de vida e um pouco das histórias que Odete gosta de contar. O título Encantos da Memória se deu ao fato de a autora ter que ter acionado suas memórias para lembrar dessas histórias narradas no livro.
Para Odete, as aulas da Universidade da Terceira Idade (UniSênior) foram fundamentais para o nascimento do livro. Ela conta que, para ela, as aulas são “mágicas”, e que busca dentro dos alunos aquilo que “não saiu quando se era mais novo”, e finaliza: “isto aqui é fantástico”.
A UniSênior funciona de segunda e quarta, das 14h às 17h, no Campus Barcelona da USCS, na Avenida Goiás, n° 3400, Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul-SP.