Notícias

Escola de Negócios News: Artigos e Matérias de interesse

Burocracia como organização, poder e controle

Autores: José Henrique de Faria e Francis Kanashi

O objetivo central deste trabalho consiste em analisar a forma como Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta concebem a burocracia. Os objetivos específicos são: compreender as principais características da burocracia segundo Weber, autor central que orienta as obras de Tragtenberg e de Prestes Motta; atingir o entendimento de burocracia expresso na obra de Tragtenberg; apreender o entendimento de burocracia segundo a obra de Prestes Motta; analisar as relações entre os entendimentos de burocracia de Tragtenberg e de Prestes Motta. São levados em consideração nas análises dos autores e do conceito de burocracia: a trajetória intelectual; a ordem das produções; as epistemologias; o espaço e o tempo histórico; a dimensão semântica, ideológica e cultural; questionamentos que se revelam importantes para se compreender o desenvolvimento teórico do conceito. Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.

http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-51-num-5-ano-2011-nid-46741/


Os dois motores da exportação

Autor: Análise IEDU, 2/5/2017

Segundo a análise do IEDI, são dois os motores a impulsionar as exportações brasileiras em 2017. O primeiro deles é a elevação dos preços internacionais de muitas das commodities que o país produz. Isso alavanca tanto as vendas externas de produtos básicos, como de alguns produtos semi e manufaturados que se encontram no início das cadeias produtivas, tornando seus preços mais aderentes ao ciclo de commodities.

O segundo motor a dinamizar as exportações brasileiras é a cadeia automobilística. Os diferentes segmentos que compõem o setor têm se esforçado para ampliar a utilização da capacidade instalada, que se encontra em níveis historicamente baixos, por meio de vendas externas. Dentre os principais avanços nas exportações da automobilística estão: veículos de carga (+75,8% frente a jan-abr/2016), automóveis de passageiros (+48,6%), pneumáticos (+9,1%), autopeças (+6,8%) e motores p/veículos e partes (+0,9%).

http://www.iedi.org.br/artigos/top/analise/analise_iedi_20170502_balanca.html

Austeridade, uma ideia perigosa

Autor: Luiz Gonzaga Belluzzo. Economista e Prof. do Instituto de Economia da Unicamp

Para o economista Luiz Belluzo, no âmago dos enganos e desenganos está o autoengano do ideário liberal, que aponta o dedo para o Estado gastador.

https://www.cartacapital.com.br/revista/949/austeridade-uma-ideia-perigosa

Os principais desafios da Contabilidade em 2017

Autor: André Charone Tavares Lopes.  Contador, professor universitário, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O autor apresenta alguns comentários sobre os principais desafios a serem enfrentados pelos Profissionais da Contabilidade no ano de 2017.

http://www.contabeis.com.br/artigos/3688/os-principais-desafios-da-contabilidade-em-2017/




Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.