Escola de Negócios inicia parceria com a AGESBEC

Em reunião na empresa AGESBEC nesta quinta-feira, 11 de maio, o Gestor da Escola de Negócios, Jefferson José da Conceição, e os Professores do curso de Comércio Exterior da Escola de Negócios, Edna Agostinho Valente, Ana Paula Morais Boteon de Lima e José Robinson Paiuca, deram início ao processo de intensificação de parcerias que a Escola pretende promover com as empresas estratégicas de nossa Região.  Os representantes da empresa na reunião foram Alvina Silveira e Luiz Pazine. A Agesbec é uma empresa tradicional da Região do ABC, atuando como “Porto Seco” desde a década de 1970.

De comum acordo entre as partes, o início da aproximação entre a AGESBEC e a Escola de Negócios da USCS se dará por meio de uma visita de alunos de todos os semestres do Curso de Comércio Exterior da Escola de Negócios à sede da empresa em São Bernardo, situada à Av. Nicola Demarchi, 1500. Esta visita – que também valerá AACC para os alunos – acontecerá ainda em maio. A empresa deverá enviar nos próximos dias sugestões de datas e horários.

De acordo com o Gestor da Escola, Jefferson José:  “Este foi apenas o ponto de partida do maior relacionamento que a Escola buscará  com as empresas. A intenção da Gestão da Escola é constituir e estimular espaços (como a constituição de um conselho e a retomada do funcionamento de Arranjos Produtivos Locais, APLs  ) para os quais sejam convidadas a participar empresas estratégicas da Região do ABC, como a AGESBEC. O Conselho e os APLs nos ajudarão a estabelecer uma aproximação maior com as empresas. Por meio de trabalhos de conclusão e monografias, por exemplo, poderemos ajudar as empresas na resolução de problemas nas mais diferentes áreas. Poderemos também estabelecer protocolos de estágios, entre outros. Neste sentido, tomei a liberdade de já convidar a AGESBEC para compor este futuro conselho”, afirma.

Os Professores também consideraram importante a visita à empresa.

Para a Professora Edna Valente,  “Trata-se de uma excelente oportunidade para que nossos alunos conheçam, na prática,  o que aprendem em sala de aula. Isto contribui para que a Universidade consiga atingir seu objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.”

Em linha semelhante, a Professora Ana Paula Boteon destaca que    As visitas técnicas aos armazéns alfandegados de zona secundária permitem ao aluno observar na prática os conceitos trabalhados em sala de aula.  Nessas visitas o aluno entra em contato direto com os termos técnicos da área de comércio exterior e pode verificar como se dá uma conferência física, qual o procedimento para realização de uma DTA, DI, DA, Entreposto Aduaneiro, entre outras atividades relacionadas à operação internacional”.

Já o Prof. José Robinson Paiuca, considera que “será muito importante a visita dos alunos por se tratar de um porto seco, ou seja, uma alfandega em zona secundária. Ela tem todos os serviços alfandegados realizados nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras. Os alunos poderão ver na prática como funcionam as operações de importação, exportação e desembaraço; quando a mercadoria chega ou sai do Brasil”.

A AGESBEC é uma empresa tradicional e estratégica no ABC. Em 1971, criou-se o primeiro Entreposto Aduaneiro do Brasil, pela constituição da empresa de economia mista, ARMAZENS GERAIS E ENTREPOSTO SÃO BERNARDO DO CAMPO S/A, a AGESBEC.  Desde o início a empresa revolucionou os métodos de importação e exportação praticas no país. Em 1999, a empresa passou totalmente para a iniciativa privada. Em 2016, passou a ter novo endereço, nova estrutura organizacional e societária. Apesar de todas estas mudanças, a empresa mantém a sua performance no ramo de entrepostamento e armazenamento de cargas em geral, destacando-se entre as maiores do setor, apesar das dificuldades inerentes ao comércio internacional neste momento.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.