Notícias

Escola de Negócios da USCS estreia canal no Youtube

A Escola de Negócios da USCS, por meio do curso de Ciências Econômicas, agora tem um canal oficial no Youtube. Clique aqui para conhecer.

O “Programa GNC” (Gestão, Negócios e Conjuntura) explora sempre conteúdos aprendidos em sala de aula, mas também visa a prestação de serviço à comunidade, a exemplo dos vídeos já postados no canal:

“Entenda a inflação de forma simples”

 

“Entenda os impactos da guerra Ucrânia-Rússia no Brasil”

 

“Dicas sobre o Imposto de Renda”

 

Veja abaixo uma entrevista com o Prof. Dr. Volney Aparecido de Gouveia, gestor do curso de Ciências Econômicas da USCS e idealizador do projeto.

Notícias USCS: Como surgiu a ideia desse projeto para o Youtube? O que o levou a tomar essa iniciativa?

Prof. Volney: Esta é uma iniciativa da gestão da Escola de Negócios para trazer temas do dia a dia e compartilhá-los com nosso público interno (estudantes) e externo (comunidade). O Programa GNC (Gestão, Negócios e Conjuntura) visa produzir conteúdos que tenham relação com os conteúdos aprendidos em sala de aula, funcionando como mecanismo complementar à formação de nossos estudantes.

Temos a intenção também de disseminar estes conteúdos para “além-muros” da Universidade, para que a própria sociedade local tome conhecimento do trabalho desenvolvido dentro da Escola de Negócios. Assim, além do caráter pedagógico, o projeto tem um caráter de extensão e de prestação de serviços à comunidade.

Como funciona o programa?

Semanalmente convidamos um professor de um dos cursos da Escola de Negócios para falar sobre temas de seu domínio.  Os temas são livres, mas, prioritariamente, escolhemos aqueles que estão sendo mais comentados nos meios de comunicação. A ideia é repercutir estes assuntos à luz dos conteúdos que são ensinados pelos professores.

O critério de escolha obedece sempre a aderência do professor ao tema e sua disponibilidade em gravar. A escolha dos temas é aleatória, mas procuramos sempre discutir com professores e estudantes os temas que eles julgam importantes de serem tratados. Em conjunto com a equipe da Rádio USCS, realizamos as gravações e as publicamos no canal da Escola.

A proposta é colocar o programa no ar toda quinta-feira, às 18h30, e deixar todas as edições disponíveis em nossas plataformas digitais, para acesso a qualquer tempo.

Quais podcasts/videocasts/canais no Youtube que você gosta de acompanhar?

Vejo canais sobre economia, entrevistas e programas, tais como: Opinião Nacional e Giro Econômico (TV Cultura); Tributário USP, e canais de  economistas: Paulo Nogueira Batista Junior, Mangabeira Unger (Universidade Harward)

Qual é a sua formação?

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, Mestre em Economia, Graduado em Economia e Educação do Ensino Superior.

Como está estruturado hoje, na USCS, o curso de Ciências Econômicas?

O curso de Ciências Econômicas da USCS é pioneiro na região do Grande ABC. Há mais de 50 anos como referência, tem formado profissionais para os mais diferentes setores da economia.

O curso conta exclusivamente com professores Mestres e Doutores com ampla experiência no mercado de trabalho. A proposta curricular está alinhada às melhores práticas acadêmicas dos cursos de Economia do país. As disciplinas estão organizadas em trilhas de formação: finanças, inovação, economia institucional, política econômica e pesquisa.

Na trilha de finanças, há o acesso às discussões contemporâneas sobre a chamada nova economia como, por exemplo, gestão de ativos financeiros, criptoativos e moedas digitais, valuation (ou avaliação de empresas), análise de investimento e finanças corporativas.

Na trilha de inovação: empreendedorismo, inovações tecnológicas e inteligência artificial, banco de dados e negócios inteligentes (ou big-datas and business intelligence),  gestão de governança e negócios internacionais.

Na trilha de economia social e institucional, o(a) estudante aprenderá sobre formação econômica brasileira, desenvolvimento socioeconômico e os desafios do milênio, história econômica e economia brasileira contemporânea.

Na trilha política econômica, aprenderá sobre decisões de políticas econômicas dos governos: PIB, inflação, taxa de câmbio, dívida externa, tributos, exportações e muito mais. Nesta trilha, serão explorados temas da macroeconomia, do desenvolvimento e da conjuntura econômica nacional.

E por último, e não menos importante, a trilha de pesquisa, que desenvolve técnicas de pesquisa e análise econômica por meio do uso de instrumentos analíticos aplicados.

A preocupação na organização do curso em trilhas é garantir ao(à) estudante uma formação continuada e alinhada às tendências de mercado. O curso tem duração de 8 semestres e é oferecido no campus Barcelona.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Ciências Econômicas da USCS.