Escola de Comunicação e PPGCOM promovem Seminário “Crítica da Mídia”

Nesta quinta-feira (20/10), das 19h20 às 22h50, o auditório do Campus Barcelona recebe o seminário “Crítica da Mídia”, promovido pela Escola de Comunicação e o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Comunicação da USCS, com o apoio do Laboratório de Hipermídias e do Grupo de Pesquisa “Smart Media & Users”.
No dia 6/10 a Ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, Paula Cesarino Costa, proferiu palestra, na qual destacou a missão do Ombudsman na produção de notícia da grande mídia.

Entre os objetivos da atividade estão…

Discutir as relações entre a produção de notícias pela grande mídia e a formação de opinião pública, bem como as implicações do sistema de comunicação nos aspectos socioeconômicos e ideológicos do país.
Promover o contato dos alunos com profissionais da área em temas relacionados à disciplina “Crítica da Mídia”.
Discutir tópicos da disciplina “Crítica da Mídia” a partir da interação entre alunos e palestrantes convidados, como as relações entre produção de notícias pela grande mídia e formação de opinião pública.
Promover atividades fora da sala de aula que incentive a participação não só do aluno da disciplina, mas também do restante do corpo docente e discente da Escola de Comunicação.
Fazer do evento uma oportunidade para que os alunos desenvolvam trabalhos relacionados à disciplina ou ao PI.

Confira a programação

Dia 6/10 – Quinta-Feira
Local: Auditório – Campus Barcelona
Tema: “A missão do Ombusdman na produção de notícia da grande mídia”
Palestrante: Paula Cesarino Costa

Dia 20/10 – Quinta-Feira
Local: Auditório – Campus Barcelona
Tema: “O global e o local na mídia regional: implicações na formação da opinião pública”
Palestrante: Sérgio Vieira

Mais sobre os palestrantes

untitled-design-6
Paula Cesarino Costa é Ombudsman do jornal Folha de S. Paulo. Com mais de 25 anos de casa, Paula é repórter especial da Folha. Desempenhou várias funções desde que entrou no jornal, em 1987, tendo sido secretária de Redação na área de edição, editora de Política, Negócios e de cadernos especiais, além de coordenadora do Programa de Treinamento. Desde 2012 tem uma coluna no veículo, publicada às quintas. A jornalista é a 12ª profissional a ocupar o cargo de ombudsman no veículo.

untitled-design-7

Sérgio Vieira, 39 anos, nascido em Santos/SP, formado em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília, em Santos/SP, em 1998. Atua na área há 18 anos. Com passagens pela TV Tribuna (afiliada da Rede Globo em Santos), Canal Rural e Rede TV!, ingressou no jornal Diário do Grande ABC em 2005 como repórter da editoria de Política. Desde então, já exerceu diversas funções na empresa, como editor/assistente e editor de Política, chefe de reportagem, editor-chefe e desde dezembro de 2011 ocupa o posto de diretor de Redação do jornal, comandando toda a área de conteúdo editorial da empresa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aangeluci@uscs.edu.br

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.