USCS sediou o I Encontro das Escolas Médicas das IMES

O Campus São Paulo da USCS recebeu, nos dias 23 e 24/5, o I Encontro das Escolas Médicas das IMES.
A atividade foi realizada pela Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (AIMES), e teve como objetivo estabelecer uma agenda de articulação de rede de colaboração multilateral entre as Escolas Médicas pertencentes à AIMES, na direção da formulação de políticas públicas orientadas para a avaliação da qualidade da formação, internacionalização, mobilidade acadêmica e desenvolvimento de novas tecnologias no campo da formação, docência e da educação permanente de trabalhadores para o SUS.

A abertura do evento, no dia 23/5, contou com a participação da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a Profª Dra. Maria do Carmo Romeiro, do diretor da AIMES, Sandoval Nassa e do representante do Conselho Estadual de Educação-SP, Hubert Álqueres.

Após a cerimônia de abertura, o pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Leandro Prearo e a Profª Dra. Maria do Carmo Romeiro realizaram uma apresentação norteada pelo tema Mobilidade Estudantil e Internacionalização.

Prof. Dra. Maria do Carmo Romeiro, Prof. Dr. Leandro Prearo e Prof. Dr. João Carlos da Silva Bizario

“Para USCS é um motivo de muita satisfação sediar esse evento. É o primeiro degrau de um grande projeto de internacionalização e mobilidade que envolve todos os parceiros da AIMES”, revela o pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Leandro Prearo.

O Prof. Dr. Carlos Collares, da Universidade Maastricht, realizou uma vídeo-conferência, que destacou o tema “Avaliação de desempenho para aprendizagem significativa: uma abordagem baseada em evidências”.

Vídeo-conferência, com o Prof. Dr. Carlos Collares, da Universidade Maastricht.

Ainda no dia 23/5, o Profº Dr. Ozires Silva (Ex-Presidente e Fundador da EMBRAER, VARIG e PETROBRAS e Presidente do Conselho de Administração da ANIMA-Educação) fez uma apresentação sobre as “Novas Formas de Gestão do Ensino Superior no Brasil”.
O gestor do curso de Medicina do Campus São Paulo, o Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado, revela a importância do encontro. “É um evento que marca de forma importante um início de um processo de sinergia entorno da construção de trabalhos colaborativos entre as IMES que têm curso de Medicina, no sentido de buscar reflexões e soluções de problemas comuns dessas escolas”, destaca.

O público também participou de Oficinas de Trabalho em Grupo.

Os professores José Lúcio Martins Machado e João Carlos da Silva Bizario em uma das Oficinas de Trabalho em Grupo

Na quarta-feira, o I Encontro recebeu a Profª Dra. Laura Camargo Macruz Feuerwerker (FSP-USP) para a conferência com a temática “A formação médica orientada para a integralidade do cuidado com a saúde”.

Profª Dra. Laura Camargo Macruz Feuerwerker (FSP-USP)

Ocorreram outras Oficinas de Trabalho em grupos.
Por fim, uma plenária foi realizada promovendo o debate sobre questões como:
– Mobilidade Acadêmica e Internacionalização;
– Sistema de Avaliação das Escolas Médicas;
– Estratégias de Capacitação Docente em Saúde;
– Formação de Preceptores para o SUS;

Confira as fotos do I Encontro das Escolas Médicas das IMES

O I Enconto das Escolas Médicas das IMES foi realizada pela AIMES-SP, com o apoio da USCS, CSANMEK Tecnologia, Instituto Phorte Educação e Laerdal.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.