Egressa do PPGE-USCS participa de evento na Universidade de Córdoba

A Professora Mestre, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da USCS, Dayane Martin Silva, apresentou resultados de sua pesquisa orientada pela profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício no X Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), que ocorreu na Universidade de Córdoba, na Argentina, entre 16 e 18 de setembro.

O trabalho apresentado por Dayane, intitulado “A pesquisa intervencionista e o trabalho com gêneros textuais no ensino da língua portuguesa: contribuições para a formação discente e docente”, traz resultados da pesquisa sobre as contribuições do uso da “Plataforma Foco Aprendizagem”, implantada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para a formação e o trabalho do professor de Língua Portuguesa e melhor desempenho dos alunos nessa disciplina.

Em sua comunicação no X SIGET, Dayane focalizou os resultados da intervenção realizada em sala de aula do 6º ano, com sequência didática de gêneros textuais, no caso Fábula e Crônica. Os resultados da pesquisa, de abordagem intervencionista, evidenciaram que o trabalho com os gêneros textuais, por meio do dispositivo sequência didática proposto pelos pesquisadores do Grupo de Genebra, contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos em todas as habilidades previstas. Constatou-se também que o trabalho com gêneros textuais nessa perspectiva propicia a realização de diagnósticos e intervenções mais pontuais em sala de aula e, consequentemente, permite aos alunos acompanharem e o seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, contribui com o desenvolvimento profissional docente, instigando a investigação e reflexão da/na própria prática.

Saiba mais sobre o X SIGET clicando aqui.