Notícias

Docentes da USCS lançam livro sobre perspectivas da indústria automotiva

No dia 26 de novembro (terça-feira), aconteceu o lançamento do livro “Da Bomba ao Plug: o Brasil, a descarbonização e a indústria automotiva”, publicação organizada pelos docentes da USCS, Jefferson José da Conceição e Ricardo Pereira Trefiglio; da Doutora em Administração pela USCS, Simona Adriana Banacu dos Santos; e do Diretor Administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno. Publicado pela Editora Papagaio, o livro conta com o apoio de entidades como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Coopersucar S.A., além da USCS.

O evento, que aconteceu no Senai Mário Amato, em São Bernardo do Campo, contou com cerca de 400 convidados, entre organizadores, autores, patrocinadores, entidades sindicais, startups, associações empresariais, representantes do poder público e de instituições de ensino superior entre outros.

O material aborda os desafios e perspectivas da indústria automotiva brasileira na transição para tecnologias de motorização limpa. Os automóveis de passeio e vans são responsáveis por cerca de 3 gigatoneladas de CO₂, ou aproximadamente um décimo das emissões globais – considerando apenas as emissões diretas
dos escapamentos e excluindo outras fontes ao longo da cadeia produtiva, como a fabricação de peças e veículos. Veículos médios e pesados, como caminhões e ônibus, contribuem com quase 30% das emissões de CO₂ no setor automotivo. Esses dados reforçam a importância da descarbonização na indústria automotiva para que o objetivo global de limitar o aquecimento do planeta a 1,5 ºC permaneça viável.

Em um cenário de urgência ambiental e demanda por tecnologias limpas, Da Bomba ao Plug – com prefácio do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin – reúne 31 artigos de 48 autores de diversos setores para discutir as tendências e o futuro da indústria automotiva no Brasil. A obra, com 500 páginas, é uma coletânea de textos assinados por dirigentes de associações empresariais, montadoras, fornecedores, startups, consultores, acadêmicos, gestores públicos, jornalistas e sindicalistas.

O livro explora o potencial das novas plataformas de motorização veicular, como os veículos elétricos, híbridos, movidos a biocombustíveis e hidrogênio, tecnologias que buscam substituir integral ou parcialmente os motores a combustão. A transição para essas tecnologias levanta debates sobre desenvolvimento tecnológico, integração com o ecossistema de inovação em nível regional, nacional e internacional, infraestrutura urbana, e os impactos nos empregos, qualificações e renda. Também são discutidos temas como a disputa pela distribuição regional de investimentos e as políticas públicas e privadas que orientam esse processo de transformação.

“É uma grande alegria ter vários professores da USCS participando do projeto deste livro. A publicação vem a contribuir especialmente em três dimensões: Primeira, ao investigar os novos projetos de motorização e suas relações essenciais com o ecossistema de inovação regional, nacional e internacional, que envolve as engenharias das empresas instaladas no Brasil, universidades, centros de pesquisa e startups. Segunda, ao abordar as concretas dificuldades de adaptação e investimento na infraestrutura das cidades para atender às novas formas de motorização veicular. Terceira, ao iluminar a urgência de políticas públicas para uma transição justa – focadas na preservação de empregos, na capacitação profissional e na melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores dessa emblemática cadeia produtiva”, explica Jefferson J. da Conceição, docente da USCS e um dos organizadores da publicação.

Veja fotos do evento:

   

ORGANIZADORES DA PUBLICAÇÃO

Jefferson José da Conceição: Pós-Doutor em Sociologia pela UFRJ. Dr. em Sociologia pela USP. Mestre em Administração pelo IMES. Graduado em Economia pela UFRJ. Prof. Coordenador do Conjuscs – Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Foi técnico do DIEESE (1987-2009) e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2015.
Ricardo Pereira Trefiglio: Mestre em Administração+. Prof. na USCS e da Faculdade Fapuga. Especialização em Qualidade e Produtividade pela USP (2003). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2000). Atuou como executivo de engenharia de produto e qualidade em grandes empresas automotivas. É Professor na USCS, Coordenador de Inovação no Observatório Conjuscs da USCS.
Simona Adriana Banacu dos Santos: Doutora em Administração pela USCS. Mestra em Administração pelo Centro Universitário FMU. Graduação em Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário FMU. Áreas de Pesquisas: extensão universitária, curricularização da extensão, universidades empreendedoras, desenvolvimento regional, terceiro setor, inovação e empreendedorismo. Professora convidada dos cursos de pós-graduação do SENAC Tiradentes. Desempenha funções de gestora e síndica profissional e de representante do Conselho Regional de Administração (CRA-SP).
Wellington Messias Damasceno: Diretor Administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, trabalhador na Volkswagen – SBC, Membro do Comitê Mundial dos Trabalhadores no Grupo Volkswagen. Advogado e pós-graduado em Direito e Relações do Trabalho. Diretor do Instituto Lula.

AUTORES

Adhemar S. Mineiro, André Castilho, Angelo Palmisano, Bruno Plattek de Araújo, Bruno Rondani, Carlos Eduardo Cavalcanti, Celso Machado Júnior, Ciro Possobom, Cleide Silva, Durval Pinheiro Junior, Ernesto Santos, Fernando da Silva Pereira, Flávia Consoni, Gustavo Bonini, Henrique Mendes de Araújo, Ivo Alexandrino da Conceição, Janayna Bhering Cardoso, Jefferson José da Conceição, José Guilherme Belon, José Ricardo Ramalho, Ladislau Dowbor, Lucas Rodrigues, Lúcia Navegantes Bicalho, Luciano Rodrigues, Luís Paulo Bresciani, Marcelo Colomer Ferraro, Matheus Pereira Dorini, Mauricio Luiz Goncalves Martiniano, Moisés Selerges, Pablo Di Si, Paulo Renato Villarim, Rafael Augusto Seixas Reis de Paula, Rafael Marques da Silva Jr., Rafael Rocha Levy, Raquel da Silva Pereira, Ricardo Bastos,Ricardo Simões de Abreu, Ricardo Trefiglio, Roberto Vital Anav, Rodrigo Salles Pereira dos Santos, Simona Banacu, Soraia Abreu Pedrozo, Vagner Bernal Barbeta, Wagner Firmino de Santana, Warley Batista Soares, Wellington Messias Damasceno e Zeíra Mara Camargo de Santana.