O professor Dr. João Batista Freitas Cardoso, docente do Mestrado Profissional em Comunicação da USCS (PPGCOM), estará em dois eventos importantes na área no início do mês de setembro, um na Compós, em que será palestrante, e outro no Intercom, que atuará como mediador. O Prof. Dr. João Batista é publicitário, líder do grupo de pesquisa do CNPq “O Signo Visual nas Mídias” e tem interesse em pesquisas por Semiótica Visual; Linguagens Midiáticas; Linguagens Urbanas; Narrativas Ficcionais e Comunicação de Interesse Público. Confira a agenda dos eventos abaixo:
Dia 02/09, sexta-feira, das 18h às 19h30.
Encontro do Ciclo COMPÓS Presente e Futuro da Área de Comunicação no Brasil.
Tema: Afinal, o que é impacto? Como isso se relaciona às produções técnicas e bibliográficas na área da comunicação?
Participantes: Irene Machado (USP), Danila Cal (UFPA), Thaiane Oliveira (UFF) e João Batista Freitas Cardoso (USCS). O debatedor é Rafael Grohmann (COMPÓS).
Para assistir é preciso se inscrever no seguinte link: https://cutt.ly/ciclocompos. A inscrição é gratuita.
Dia 06/09, terça-feira, das 9h às 12h.
II Encontro da Rede de Mestrados Profissionais no Congresso da Intercom.
Tema: Sustentabilidade dos cursos de Mestrado Profissional em Comunicação.
O objetivo é discutir as estratégias e modos de manutenção dos cursos dessa modalidade na área.
Participantes: Alexandre S. Kieling (UCB); Octávio Aragão (UFRJ); Zulmira Nóbrega (UFPB); João José Azevedo Curvello (UnB)
Mediação: João Batista Freitas Cardoso (USCS)
Coordenação: Juliano Domingues (UNICAP/INTERCOM)
Sobre o PPGCOM-USCS
O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (PPGCOM) resulta da experiência e resultados obtidos em oito anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento de interesse social. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no PPGCOM devem servir à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais. Comunicação de interesse público, sob esse ponto de vista, ultrapassa a ideia de comunicação governamental, incluindo o âmbito privado, estatal e o terceiro setor.
Os resultados das pesquisas podem ocorrer por meio do desenvolvimento de: (1) planos de comunicação, manuais, apostilas, vídeos, entre outras formas de comunicações que visem orientar a implantação de modelo de gestão de comunicação em áreas de interesse público (educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade etc.); (2) produtos de comunicação (vídeos, revistas, aplicativos, murais, encenações etc.) que sirvam para a difusão de informação, formação complementar ou conscientização da comunidade sobre temas de interesse público.