Notícias

Docente da USCS lança livro “Caças Supersônicos e o ABC Paulista: Tecnologia e reconversão industrial”

No dia 24 de maio de 2024, a partir das 18h, acontece o lançamento da publicação “Caças supersônicos e o ABC Paulista: tecnologia e reconversão industrial”, de autoria do docente da Escola de Negócios da USCS e Coordenador do Observatório Conjuscs e membro do Inovauscs – Centro de Inovação para o desenvolvimento regional, prof. Jefferson José da Conceição; juntamente com o professor titular de sociologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) José Ricardo Ramalho. A atividade, que será realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso, 231, em São Bernardo do Campo – 3º andar), tem entrada livre e gratuita.

O livro busca demonstrar como a experiência institucional e a mobilização política da região do ABC Paulista, reunindo gestores públicos, sindicatos de trabalhadores, organizações empresariais e instituições de ensino e pesquisa, viabilizaram uma estratégia de diversificação da base industrial regional, com o objetivo de atrair novos investimentos intensivos em tecnologia. Mais especificamente, a obra discute o processo de mobilização que levou à implantação de uma plataforma de produção de partes e componentes da produção dos caças supersônicos Gripen, da sueca Saab, na região do ABC Paulista, mais particularmente em São Bernardo do Campo.

A obra reflete a observação detida dos autores, ao longo das últimas décadas, sobre as transformações da base industrial localizada no ABC Paulista, assim como sobre as formas criativas por meio das quais os agentes regionais, com destaque para a representação dos trabalhadores, foram capazes de construir formas eficazes de enfrentamento aos efeitos da desindustrialização e, mais importante, de formular e implementar propostas concretas de upgrading industrial, como a dos caças Gripen.

Para recuperar este caminho de cerca de 13 anos (2010-2023), o trabalho teve como base a vasta bibliografia já existente sobre a região do ABC, além de consultas ao farto material jornalístico dos últimos 15 anos sobre as idas e vindas do processo que levou, em 2013, à escolha econômica e política pelo caça sueco Gripen por parte do governo brasileiro, assim como pelos acontecimentos após a tomada da decisão. Foram levantadas cerca de 250 matérias publicadas em jornais, sites e revistas eletrônicas que trataram das ações dos atores e instituições regionais e das manifestações de gestores nacionais, militares e empresários liga- dos ao processo de concorrência internacional para a seleção e compra dos caças. Pesquisou-se também as edições do Notícias do Município, veículo de comunicação oficial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, entre 2009 e 2016, período no qual o executivo municipal foi um dos protagonistas na atração de investimentos associados à licitação internacional para a compra dos caças supersônicos e a expansão da indústria de defesa na região.

Paralelamente ao levantamento documental, foram feitas, entre 2022 e 2023, ou seja, mais de dez anos depois da decisão pelo Projeto Gripen, 14 entrevistas com alguns dos atores e instituições do Brasil e da Suécia, direta ou indiretamente envolvidos no processo de negociação, seja por sua participação em nível internacional e nacional, seja por seu papel nas ações regionais. Entre os entrevistados estão representantes da administração pública, do sindicato dos metalúrgicos, das Forças Armadas, da empresa Saab, empresários e acadêmicos. O objetivo foi resgatar as diferentes percepções que esses atores e instituições tiveram dessa experiência histórica. Na visão dos autores, a distância de tempo do evento permitiu aos entrevistados tecerem uma avaliação mais reflexiva sobre essa experiência, com maior capacidade crítica de reconhecer avanços e recuos.

Como conclusão do estudo, os autores revelam que a identificação de avanços e retrocessos no processo de implementação do Projeto Gripen não anula os mecanismos institucionais engendrados nesse movimento de resistência à “desindustrialização.” A introdução das aeronaves supersônicas, a produção local de componentes e as transferências tecnológicas em curso ainda não tiveram sua plena capacidade de irradiação para frente e para trás na cadeia de suprimentos e na estrutura industrial da região plenamente mensuradas. De todo modo, essa experiência oferece, dentre outros aspectos, contribuições valiosas para o debate sobre estratégias regionais e locais de desenvolvimento, bem como políticas destinadas a atrair atividades econômicas e inovação tecnológica.

Sobre a publicação
O livro é uma publicação da publicado pela Editora Papagaio, com 283 páginas, resultado da pesquisa de pós-doutorado de Jefferson José da Conceição, com a supervisão de José Ricardo Ramalho, no Programa de Pós Graduação de Sociologia da UFRJ.