Dicas sobre posicionamento no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, o estudante deve se atentar as necessidades e oportunidades para ingressar nesse ambiente.
A equipe de comunicação da USCS entrevistou o Prof. Luiz Milani, que leciona aulas na Escola Tecnológica de Negócios nos cursos de Gestão Empresarial, Marketing e Recursos Humanos, e também atua como coordenador do projeto USCS Empreender e consultor empresarial pela Krahô Consultoria em Marketing e Treinamentos.
Na entrevista a seguir, ele nos conta algumas dicas para quem está buscando posicionamento ou até mesmo recolocação no mercado de trabalho.
Acompanhe a entrevista:

1) Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as dicas que você daria para que o nosso estudante consiga obter uma boa colocação no mercado?

A competição no mercado vai muito além do conhecimento e da experiência que o candidato possui. As empresas consideram esses itens sim, e acrescentam o comportamento no trabalho em equipe como um fator decisivo na escolha do profissional mais adequado para ingressar no quadro da empresa. Essa é a dica, seja você mesmo e procure sempre construir relacionamentos saudáveis nos grupos em que você participa.

2) Atualmente, muitos profissionais estão em busca de recolocação no mercado. Como este profissional deve proceder para galgar uma recolocação?

A preparação é fundamental. Reconhecer suas deficiências, qualidades e diferenciais competitivos são os primeiros passos. Não se admite alguém que procure “qualquer coisa”, é fundamental “saber o que se quer” pois muitos caem na tentação de colocar no currículo “serviços gerais” ou “auxiliar” e depois reclamam que não são chamados. Você contrataria alguém para sua empresa que pretende fazer qualquer coisa?

3) Quais são as preocupações que o estudante deve ter ao participar de um processo seletivo para uma vaga de emprego?

Conhecer muito bem a empresa pela qual irá participar da vaga no processo seletivo, seus produtos/serviços, fornecedores e concorrentes. Isso mostra interesse pela empresa e caracteriza uma aproximação da sua missão, valores que em um momento da entrevista, terá condições de se manifestar porque escolheu a empresa como objetivo profissional.

4) O que é diferencial para um profissional hoje em dia?

Saber ouvir, ter humildade para aprender e paciência para entender que todo início é importante, assim como sua demonstração de iniciativa na solução das situações a ele apresentadas no cotidiano da empresa.

5) Para quem já está no mercado de trabalho, quais as dicas para conseguir subir posições num plano de carreira?

A dica que ofereço é: faça você mesmo seu plano de carreira. Não espere a empresa lhe pedir ou você ficar esperando que façam isso por você. Trace seus objetivos e metas e torne isso público ao seu gestor na oportunidade adequada.

6) É importante definir os objetivos a curto e longo prazo na carreira?

Essa questão está relacionada a anterior. Eu acrescentaria o médio prazo também. Um idioma fluente, um Curso de MBA, uma Pós-graduação são elementos essenciais para um profissional que a está no mercado. A atualização e o networking são fundamentais para profissionais que já possuem uma caminhada no mercado de trabalho.

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.