A professora Dra. Franceli Guaraldo e sua orientanda, a aluna Laís de Carvalho Macedo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, participam do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura, que acontece entre 03 a 05 de novembro de 2022, com a apresentação de dois trabalhos de pesquisa com temática relevante e contemporânea para a área de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, e para o campo das Ciências Sociais como um todo.
O trabalho apresentado no Simpósio pela Profa Dra Franceli Guaraldo, intitulado como “Narrativas Transmídia da Memória e do Patrimônio Cultural de Cidades: um produto de comunicação de interesse público”, resulta de uma pesquisa que aborda, de modo inclusivo e interdisciplinar, a temática do patrimônio e memória social relacionado ao contexto das cidades da região do ABC Paulista, explorando o assunto numa perspectiva que integra as áreas de Arquitetura e Urbanismo e Comunicação de Interesse Público, e está associada ao grupo de pesquisa “Memórias do ABC”, liderado pela Profa. Dra. Priscila Perazzo.
A pesquisa articula questões de patrimônio, cultura e memória, resultando num produto transmídia para a comunicação de memórias de interesse público, ou seja, memórias urbanas evocadas por meio de narrativas orais e fotografias provenientes dos próprios habitantes da cidades da região do ABC, tendo como ponto de partida São Bernardo do Campo. A pesquisa originou o produto “Caçadores de Histórias do ABC”, apresentado no Simpósio, que consiste numa transmídia composta por um website, que contém a narrativa principal, e duas redes sociais: o Instagram e o Tik Tok, e busca dar visibilidade a novas narrativas do patrimônio, evidenciadas pelas memórias dos habitantes da Cidade, possibilitando a valorização do patrimônio, da memória e da cultura das cidades do ABC.
O trabalho apresentado pela aluna Laís de Carvalho Macedo contém os principais resultados da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Patrimônio, Cultura e Memória: narrativas e representações da cidade e da arquitetura de São Bernardo do Campo”, elaborada sob a orientação da Profa. Dra. Franceli Guaraldo, dentro do Programa de Iniciação Científica da USCS na Graduação, no período de 2020-2021 e 20121 e 2022, do qual a aluna foi bolsista Tipo II – Auxílio USCS.
Em sua pesquisa, Laís reúne uma série de narrativas orais e de fotografias que evocam memórias dos habitantes da Cidade com respeito aos espaços urbanos e edificações da área central, evidenciando a apropriação dos espaços urbanos pelas pessoas em seu cotidiano, e que, portanto, são imprescindíveis para a conformação da identidade cultural dessas comunidades.
Segundo o Gestor do Curso de Arquitetura, Prof. Enio Moro Junior, a “Iniciação Científica é uma das grandes estratégias para a formação qualificada de nossos alunos”.