Notícias

Coordenador de Comunicação e Informação da CAPES realiza visita técnica à USCS

O Prof. Dr. Edson Dalmonte, Coordenador da Área de Comunicação e Informação, da CAPES, esteve em visita técnica à USCS no dia 23 de outubro. A primeira reunião se realizou no período da manhã com a participação da Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro e da gestão do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso.

Da esquerda para direita, Dr. Edson Dalmonte, Dra. Maria do Carmo Romeiro e Dr. João Batista Cardoso.

Nesse encontro, foi apresentado ao professor Dalmonte a estratégia institucional de implantação de cursos de mestrado na modalidade profissional, como o PPGE e o PPGS, que motivou a mudança de modalidade do Mestrado em Comunicação da USCS. Tal estratégia se baseia na natureza da USCS e em uma demanda voltada ao desenvolvimento de pesquisa aplicada, assim como às novas diretrizes da Capes.

O professor Dalmonte fez questão de destacar o bom desempenho do mestrado acadêmico, iniciado em 2008 e encerrado em 2017, que resultou na atribuição da nota 4 na última avaliação da Capes e disse entender que essa mudança foi positiva para o curso dada a carência de programas desse tipo no Brasil.

Ele ainda enfatizou que, historicamente, o Programa de Mestrado em Comunicação da USCS tem uma das melhores performances na produção intelectual docente e as publicações nos anos de 2017 e 2018 demonstram que o curso profissional segue na liderança entre os programas 3 e 4.

No período da tarde foi realizada a participação com o corpo docente do mestrado. Nessa reunião, apresentou-se ao professor Dalmonte os indicadores dos últimos anos e as perspectivas para os próximos dois anos da quadrienal. Ele alertou para o fato de que os programas profissionais ainda estão desenvolvendo predominantemente monografias acadêmicas e teve a oportunidade de conhecer os produtos já gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da USCS, que podem ser acessados clicando aqui.

O professor João Batista Cardoso considerou a visita bastante positiva, tanto por poder apresentar à Coordenadoria de da Área o que está sendo desenvolvido no programa nos últimos dois anos quanto para tirar dúvidas sobre o processo de avaliação.

A avaliação que se faz da visita é que o Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da USCS segue no caminho certo para alcançar bons resultados na avaliação quadrienal, que encerrá em 2020.