Colóquio Internacional discutiu comunicação de Interesse Público, Democracia e Governos na América Latina

Com colaboração de Regiane Bianchini

No último dia 12, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da USCS promoveu o Colóquio Internacional Comunicação de Interesse Público, Democracia e Governos na América Latina.

Os pesquisadores convidados falaram sobre os estudos realizados nas instituições que representam e as expectativas em torno de realizar pesquisas conjuntas, além de responderem a perguntas dos participantes sobre processos político-eleitorais, mobilização social, papel da comunicação política, fake news em eleições e os motivos que levam à falta de consciência político-cidadã.

O presidente da POLITICOM e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa de Comunicación Política y Medios/ALAIC, Prof. Dr. Roberto Gondo apresentou um panorama sobre as pesquisas em comunicação política, discorreu sobre eventos que tratarão sobre o tema em 2020 e explicou em que áreas o Observatório de Marketing Político e Governamental (OMPG) da Universidade Mackenzie, do qual também é coordenador, atua. Gondo expressou a importância dos estudos sobre a ciência política, a partir de novos olhares, tendo sempre a comunicação como elo de conexão entre as diversas áreas de investigação.

Também presentes ao evento, os pesquisadores prof. Dr. Luis Olivera Cárdenas, da PUC Peru, e o Prof. Dr. Hugo Sanchez Gudiño, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), abordaram os cenários sociopolíticos dos dois países e os contextos das pesquisas realizadas em ambas as universidades. O prof. Dr. Marcelo Serpa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também conversou sobre a experiência de trabalhar com a comunicação para campanhas políticas.

O colóquio também possibilitou ao gestor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso, e aos docentes presentes falarem sobre as pesquisas em curso no mestrado de comunicação, com o intuito de estreitar laços e promover a internacionalização de estudos realizados pela USCS.

Esse encontro tem como objetivo ouvir as posições de representantes de países latino-americanos como Uruguai, México e Peru sobre as atuais questões que envolvem comunicação de interesse público e política, numa perspectiva de discutir as condições atuais das democracias e dos governos latino-americanos.

Estiveram presentes representantes das universidades que participaram do Encontro Comunicação, Democracia e Governo da América Latina O evento é parte do II Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo da América Latina, que é promovido pelo Observatório de Marketing Político e Governamental do Mackenzie e pelo Grupo Comunicación Política y Medios, da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). O PPGCOM entrou é parceiro no evento.

Roberto Gondo Macedo

Doutor em Comunicação Política e Pós-Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente e Pesquisador do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atua como Coordenador do Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG. Preside a entidade de pesquisa POLITICOM e é Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa de Comunicación Política y Medios – ALAIC.

Marcelo Serpa

Professor Doutor da Escola de Comunicação – ECO, da Universidad Federal de Rio de Janeiro – RJ. Coordenador do Grupo NUMARK, de estratégias comunicacionais e mercadológicas. Vice-Presidente da Sociedade de Pesquisa POLITICOM. Representante regional da ABCOP. Consultor Político no Brasil e América Latina.

Luis Olivera Cárdenas – PUC-SP

Candidato a Doctor en Ciencia Política y Gobierno en la Pontificia Universidad Católica del Perú- PUCP y Licenciado en Antropología por la misma universidad. Magister en Administración por el TEC de Monterrey, México. Temas de interés: comunicación política y gobernabilidad; cooperación internacional para el desarrollo; procesos de integración en AL. De 2012 a 2014 fue Director Ejecutivo de la Agencia Peruana de Cooperación Internacional – APCI, organismo público autónomo adscrito al Ministerio de Relaciones Exteriores.

Hugo Sanchez Gudiño

Profesor/Investigador de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM):Mtro.en Ciencias de la Información y Dr.en Ciencia Politica;Autor de más de 30 Libros y Artículos Especializados en Comunicación Politica,PartidosPoliticos y Movímientos Sociales;Periodista y Analista Politico en Mexico.Su Último Libro/Prensa y Poder en Mexico.