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Coletivo de Respeito: campanha criada pela Mercedes-Benz ganha apoio para divulgação na USCS

A Universidade de São Caetano do Sul (USCS) é a primeira instituição de ensino a apoiar a divulgação da campanha “Coletivo de Respeito”, idealizada pela Mercedes-Benz do Brasil e organizações parceiras (veja no final do texto). O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. Para isso, o acolhimento e a proteção às vítimas serão feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher.

O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos. O acesso pode ser feito por meio da leitura de um QR Code, usando o celular. A ideia é espalhar a campanha visual com esse QR Code em diversos pontos das cidades, inclusive dentro dos transportes coletivos.

“Sinto-me orgulhoso com o fato da USCS fazer parte da divulgação da campanha, pois é vital combater o assédio e a importunação sexual no transporte coletivo. Uma ação como essa fortalece nosso posicionamento de instituição comprometida com valores de igualdade, inclusão e respeito. É de extrema importância o movimento de criação de espaços seguros para todas as pessoas, especialmente as mulheres”, destaca o reitor da USCS, Prof. Dr. Leandro Prearo.

“Vamos oferecer palestras sobre o tema e divulgar a iniciativa ao máximo por meio de nossos canais (site, redes sociais etc.), direcionando não só à comunidade interna da USCS, mas também à população das cidades em que atuamos”, explica Prearo.

A gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será feita pelo Projeto “Justiceiras”, que presta atendimento on-line multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. Desde 2020, foram atendidas mais de 13.500 vítimas de violência pelas Justiceiras, contando para isso com aproximadamente 15.000 mulheres voluntárias cadastradas.

Clique aqui para acessar o formulário para denúncias.

Parceiros da Mercedes-Benz na Campanha:

Projeto Justiceiras
Assobens – A Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz
BASF
Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus
Mirow & Co.
NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos
Rödl & Partner
T-Systems
DEG e KfW
Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo)




Jornalista, pós-graduada em Marketing.