O auditório do campus Conceição recebeu, no mês de junho, a professora Rana Rached, gestora do curso de Medicina Veterinária, e a professora Adriana de Brito, gestora de Biomedicina, para um bate-papo, a pedido da direção do Colégio Universitário USCS, a fim de orientar os alunos a respeito do uso dos cigarros eletrônicos e como eles podem ser um caminho para um vício, não somente para este produto, mas também para cigarros convencionais. A intenção foi orientar os alunos sobre isso, como há riscos ao fazer uso de cigarros eletrônicos, que tem virado moda entre os estudantes e jovens do Brasil de modo geral.
Os cigarros eletrônicos não são permitidos no Brasil e entram de forma clandestina, sem aprovação da ANVISA. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esses dispositivos eletrônicos não são seguros e possuem substâncias tóxicas, além de nicotina. Podem causar doenças respiratórias, como enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.
“Foi uma conversa bem importante. Os alunos participaram e foi mais uma ação de parceria do Colégio USCS com a universidade e os gestores da área da saúde, contribuindo significativamente para a formação e orientação dos nossos alunos”, afirma a diretora Rosemary Verrone.