Notícias

Café Filosófico do PPGES acontece nesta quinta-feira (11)

Na próxima quinta-feira (11), acontece o evento Tecnologias como Recursos Didáticos para o Ensino em Saúde, promovido pela Gestão do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da USCS. O evento é aberto á comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia. O evento ocorre pelo meet, por meio do link https://meet.google.com/ckg-rtbp-jgq.

Trata-se de um café filosófico, que terá como participantes a Profª. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa – UNIAN; Prof.a Dra. Susana Nogueira Diniz – UNIAN; o Ms. Ronaldo José de Oliveira Correia – USCS; com mediação do Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito – USCS.

CONVITE

“A tecnologia é a passagem pela qual o conhecimento e as ferramentas divergem para criar algo útil e funcional. Para entender melhor o alcance do termo, é interessante observar as chamadas tecnologias suaves e duras.
As chamadas tecnologias suaves se referem às pessoas que aplicam o conhecimento, bem como os protocolos estabelecidos de organização e processo. As tecnologias duras respondem às máquinas e  instrumentos necessários para executar uma tarefa específica.
Mas, e como deveríamos pensar em nosso curso de Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde no momento de ensinar um determinado conteúdo na área da saúde?
Para tentar corroborar neste pensamento devemos observar como o estudante, em pleno processo de desenvolvimento durante a sua formação compreende a sua realidade, quer seja física e ou virtual, […] diante da facilidade de acesso à informação, da participação em redes com pessoas com as quais partilham interesses, práticas, conhecimentos e valores, sem limitações espaciais, temporais e institucionais, bem como diante da possibilidade de trocar ideias e desenvolver pesquisas colaborativas com especialistas de todas as partes do mundo (ALMEIDA,
2018, p. 15).
Assim, esperamos que o nosso Café Filosófico, com a temática TECNOLOGIAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO EM SAÚDE, possa contribuir na reflexão para uma educação inovadora no momento de ensinar e aprender. Que possamos de fato, juntos, criar possibilidades de transformar as nossas aulas […] em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio
desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores (ALMEIDA, 2018, p. 16).

Para enriquecer o nosso debate os nossos convidados terão a intenção de provocá-los a pensarem, refletirem e indagarem sobre as tecnologias com recursos didáticos ao ensinar conteúdos na área da saúde. Com foco na formação de professores, nas tecnologias digitais, a Prof.a. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa (UNIAN) conduzirá os participantes a pensarem quais seriam estes desafios, porém na perspectiva em dominar o Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo.

Em seguida, como acreditamos na inovação no ensino superior em saúde, como poderemos criar condições de ensino aos estudantes da área da saúde com experiências de aprendizagem mais vivas e significativas?
Pensando nisto trazemos em nosso café filosófico uma experiência concreta idealizada em nosso programa, em momento de finalização, sendo apresentada pelo nosso mestrando Ronaldo José de Oliveira Correia com a discussão sobre Gamificação para o ensino de raciocínio clínico em nefrologia.

E finalizaremos o nosso encontro indagando como a Gamificação pode ser uma inovação pedagógica no ensino superior na área da saúde. A mesma será conduzida pela Prof.a Dra. Susana Nogueira Diniz (UNIAN) que pretende mostrar como ocorre a disseminação do conhecimento sobre jogos digitais e gamificação. Para envolvê-lo na busca deste conhecimento, de forma ativa com experiência digital, convidamos a
todos que tenham preparados em sua máquina o software VOSViewer .
Espero que aproveitem este momento na perspectiva do aprender fazendo.

Abraço fraterno!”

Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito