No mês de setembro, aconteceu a “reabertura” da brinquedoteca da USCS, que é organizada e coordenada pelo curso de Pedagogia. O espaço, que estava fechado desde a pandemia, foi revitalizado.
A primeira escola a usufruir da brinquedoteca nesta “nova fase” foi a EMEF Elvira Paolilo Braido, que está alocada, temporariamente, no campus Barcelona da USCS, devido à reforma de suas instalações “oficiais”. A brinquedoteca também fica no campus Barcelona (Av. Goiás, nº 3.400, bairro Barcelona, S. Caetano do Sul).
Entenda melhor sobre o funcionamento da brinquedoteca nesta entrevista com a Profa. Rosemary Verrone, gestora do curso de Pedagogia da USCS:
Comunicação USCS: A recepção da escola Elvira Braido foi a primeira após a revitalização da brinquedoteca?
Profa. Rosemary: A EMEF Elvira é nossa parceira e, portanto, os alunos dessa escola são os primeiros a serem recebidos na brinquedoteca (ainda temos vários horários reservados para eles). A primeira turma foi recebida no dia 5 de setembro. A brinquedoteca foi revitalizada com novo projeto pedagógico, nova organização do espaço, novos jogos e brinquedos, inclusive com peças exclusivas produzidas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.
Crianças de quais idades podem frequentar esse espaço?
Profa. Rosemary: Estamos preparados para receber crianças da educação infantil – de 3 a 5 anos; crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e até adolescentes. Por se tratar de uma brinquedoteca universitária, além dos estudantes acompanhados de seus professores, estamos preparados para receber crianças, jovens e adultos da comunidade não só para brincar, mas também para pesquisar sobre o brincar, sobre os objetos lúdicos do nosso acervo. Também recebemos estudantes que queiram fazer estágios.
Quais escolas podem ser atendidas e o que é preciso fazer para agendar essas visitas?
Profa. Rosemary: As visitas devem ser agendadas pelo e-mail joyce.brinquedoteca@online.uscs.edu.br
Estudantes de Pedagogia acompanham as crianças durante essa ação? São estagiários?
Profa. Rosemary: Sim. Estudantes de Pedagogia, de outras licenciaturas, de Psicologia ou de qualquer outro curso que tenha interesse no brincar podem fazer estágio na brinquedoteca. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail já informado, para que possamos fazer o agendamento. A professora Shirley (coordenadora da brinquedoteca) e eu orientamos os estagiários e também acompanhamos o preparo do espaço, dos recursos e as visitas.
O mobiliário feito pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo são brinquedos também? Eles têm algum diferencial?
Profa. Rosemary: As peças produzidas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo são resultado da parceria entre os cursos de Arquitetura e Pedagogia. Um grupo de futuros arquitetos, acompanhados do professor Luis Otávio, foi recebido na brinquedoteca pela Profa. Marta Regina, que apresentou a eles a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças, fundamentada em conhecimentos científicos e pedagógicos. A partir desse encontro, os estudantes produziram as peças no intuito de torná-las elementos importantes na composição do espaço.
Teremos novidades em breve?
Profa. Rosemary: Sim! Em breve, ofereceremos cursos, palestras e debates sobre o brincar e sobre as brinquedotecas. Temos a intenção, também, de criar uma “ecobrinquedoteca”. Aguardem!
Veja mais fotos da visita da EMEF Elvira Paolilo Braido:
Clique aqui e conheça o curso de Pedagogia da USCS. E, clicando aqui, conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.