Bate-papo com a Escola de Negócios

Olá!

Nesta mensagem, queremos reforçar a importância de você, aluna e aluno da Escola de Negócios, no momento em que está cursando a faculdade, projetar a sua carreira, esteja já trabalhando ou não.

Quanto mais o aluno constrói um cenário desejado para a sua carreira e estabelece metas para alcançá-lo, maior é a probabilidade de sua trajetória profissional efetiva ser um sucesso. Este sucesso pode ser traduzido em um emprego qualificado e de boa remuneração ou mesmo em um empreendimento próprio com bons resultados.

Todos sabem que o mercado está cada vez mais competitivo. Não basta que você tenha talento e conte com a sorte. Estes são fatores importantes e bem-vindos, mas podem ser desperdiçados, se não estiverem ancorados em um plano e uma estratégia de carreira.

Para isso, é importante que você coloque seus sonhos profissionais no papel. A partir daí, busque identificar suas competências, habilidades e seus pontos fortes. Mas também seus pontos fracos, para poder desenvolvê-los, minimizando as dificuldades. Pesquise bastante também sobre o mercado de trabalho ou a área de negócios que faz parte do seu plano de carreira. Isto vai lhe trazer informações muito úteis para o enriquecimento do seu plano.

Evidentemente, um plano de carreira pode mudar ao longo do tempo – como de resto qualquer plano, sobre qualquer assunto. Entretanto, ter um plano é melhor do que não ter nenhum.

Incrementar o seu currículo com novas titulações depois de ter concluído sua graduação certamente deve fazer parte do seu plano, pois se constituem em diferenciais muitas vezes decisivos. Assim procure tomar informações desde já sobre as alternativas de pós-graduação que se oferecem, seja no chamado Lacto Sensu (MBA e especialização) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

A própria USCS tem cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado bastante qualificados. Entre no site da universidade e verifique. Os quatro cursos da Escola de Negócios – Administração, Economia, Ciências Contábeis e Comércio Exterior – dialogam bem com as temáticas dos programas que constituem hoje a pós-graduação da universidade. É possível perfeitamente desenvolver pesquisas com abordagens nestas quatro áreas de formação que estejam inseridas nos programas de pós-graduação existentes na USCS.

Neste sentido, aproveitamos para informar que a Gestão da Escola de Negócios e a coordenação da Pós-Graduação, orientados, respectivamente, pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, procuram neste momento estruturar um plano para intensificar sua aproximação, com vistas a propiciar ao aluno e à aluna amplas informações e acesso sobre estas possibilidades.

Outra opção é a segunda graduação. Se você optar pela segunda graduação em um dos outros três cursos da Escola de Negócios, você poderá eliminar várias matérias e concluir sua nova graduação em tempo bem menor.  Isto, sem esquecer a possibilidade de realização do seu novo curso pelo modelo presencial ou pelo formato do Ensino à Distância (EaD).

Nossa dica é que você converse sobre seu plano de carreira com os professores que lhe são mais próximos. Procure-nos também, gestores da Escola. Vamos reservar um espaço em nossa agenda para uma conversa individual com todas as alunas e alunos que nos procurarem.

Boa sorte e até mais,

Contato com a gestão

Jefferson José da Conceição – Gestor da Escola de Negócios
jefferson.conceicao@uscs.edu.br

Daniela Urbinati – Gestora Adjunta
daniela.urbinati@uscs.edu.br

Formado em Sistemas para Internet pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e atuo há 3 anos como Desenvolvedor Web e Designer de Interfaces. Atualmente trabalho na reformulação dos portais web da USCS.