Por Giovani Rossi – Estagiário, estudante do 7º semestre do curso de Jornalismo
No dia 27/04, sábado, aconteceu no campus Conceição da USCS um workshop dos trabalhos de iniciação científica. Estudantes do ensino médio e da graduação tiveram seu espaço para mostrar as novidades em seus estudos, além da chance de praticarem sua desenvoltura na hora das apresentações.
O evento foi idealizado e supervisionado pelo Professor Carlos Eduardo Bognar, coordenador de iniciação científica do ensino médio, que explicou como o evento foi desenvolvido e seus objetivos: “O evento está misturado entre as categorias de estudantes de ensino médio e de graduação justamente para ter essa pesquisa mais integrada e se formem grupos de pesquisa”.
A organização do evento foi dividida em áreas temáticas, tendo assim, núcleos para a saúde e da medicina, politécnica, biologia, direito: “Ao todo, temos dezessete salas temáticas, cada sala sendo apresentado de oito a nove projetos”, pontua o professor.
Aos alunos que buscavam ingressar na iniciação científica, Carlos explica que bastava comunicar esse interesse aos canais institucionais da universidade: “Através do e-mail dos professores e estudantes, no site da USCS. Uma vez por ano, a gente abre um edital de chamada, os projetos são apresentados pelos orientadores e os estudantes se inscrevem nesses projetos. Eles são selecionados com base na afinidade com o tema, e também na questão de mérito acadêmico, se mais de um estudante tem interesse num determinado projeto, há um procedimento de seleção baseado no mérito acadêmico”.
Os estudantes que participam da iniciação científica concorrem a uma bolsa que é oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), além das bolsas da própria USCS, sendo uma espécie de subsidio que a universidade dá, um desconto na mensalidade para aqueles estudantes que participam, trazendo assim, mais um incentivo aos participantes.
O workshop é uma forma dos alunos mostrarem atualizações e resultados parciais de suas pesquisas e terem o feedback sobre possíveis melhorias, direcionamentos e perspectiva de término. Quando a pesquisa é concluída, os estudantes participam de dois eventos maiores, onde são realizadas as entregas finais; são eventos que envolvem parcerias com outras instituições, como a UFABC, onde são feitas apresentações com painéis e salas temáticas, tendo a duração de uma semana.
Os alunos de graduação comentam como os conhecimentos vindos da iniciação científica agregam muito aos estudos que estão tendo em aula, visto que esse workshop trouxe muitas experiências que as limitações de tempo e da sala de aula não puderam trazer, é o que relata a Valéria Salas, estudante de medicina do sétimo semestre: “Sempre me interessei por temas relacionadas à neurologia, por isso fui atrás da orientadora encarregada do tema, para a gente pesquisar mais sobre a esclerose múltipla, que é o que vamos apresentar agora. É uma análise bem legal, em relação a textos em si, tivemos vários casos e estudos para a gente fazer matemática dela e ver a prevalência de casos que estão aumentando e os fatores de riscos associados aos casos”.
Dar os primeiros passos no universo da iniciação científica pode ser desafiador, com isso, o workshop ajuda os alunos do ensino médio a terem seus primeiros contatos com a pesquisa científica e métodos de estudo, além do friozinho na barriga na hora de apresentar. “Eu sinto que os trabalhos e estudos estão me possibilitando alcançar as coisas além da sala. Eu me interessei muito com o tema de tratamento farmacológico da obesidade (…) Acho que vou bem sim, que vou conseguir falar tudo certinho e bem explicado”, comenta Amanda Ferreira, do terceiro ano do ensino médio.
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