As professoras mestras da Escola da Indústria Criativa (Ecria) Fernanda Iarossi Pinto e Sandhra Cabral tiveram seu artigo científico, intitulado “Produções multiplataforma: jornalismo especializado como prática pedagógica” aprovado e apresentado no 2º Encontro Regional Sudeste de Ensino de Jornalismo (Erejor Sudeste), que ocorrerá de forma remota no dia 11 de dezembro, das 08h30 às 12h30. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Poscom UFES), tem como tema central: A Extensão na Formação em Jornalismo.
O artigo aprovado descreve um dos projetos de extensão realizados pela Escola da Indústria Criativa (Ecria) da USCS, desenvolvido pelos estudantes do quinto semestre de Jornalismo da universidade. O projeto abordou o tema “Desigualdade Social: causas, desafios, impacto no desenvolvimento econômico e humano e soluções“, e integrou diversas disciplinas do curso em um projeto multimídia. O objetivo era criar um site multimídia com reportagens e produtos de áudio, vídeo, texto e imagem, com foco na prática da edição e produção de conteúdo jornalístico.
Além da plataforma digital, cada equipe do projeto criou um perfil no Instagram para realizar cross do conteúdo gerado no site, ampliando o alcance e a interação com o público. O projeto visou desenvolver habilidades como análise crítica, engajamento, criatividade, argumentação e comunicação, promovendo também a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento.
A professora Ma. Sandhra Cabral, da Ecria e do curso de pedagogia da USCS, facilitadora do projeto de extensão, destacou que a Ecria está à frente de outras universidades no uso da interdisciplinaridade como ferramenta educativa, o que já é uma prática reconhecida em países líderes no ranking educacional: “Essa abordagem desperta nos estudantes habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida profissional”.
Por sua vez, a professora Ma. Fernanda Iarossi, da Ecria que leciona no curso de Produção Jornalística para Web da USCS, ressaltou a importância de compartilhar experiências entre instituições, especialmente no campo do ensino de jornalismo: “Acredito que a troca de vivências com outras universidades contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem”.
Os principais objetivos do Projeto de Extensão foram:
- Desenvolver a capacidade de análise dos fenômenos sociais complexos.
- Estimular a produção de conteúdo inédito sobre desigualdade social.
- Promover a interdisciplinaridade no processo de aprendizado.
- Desenvolver habilidades de engajamento, autonomia, proatividade, criatividade, argumentação e comunicação nos estudantes.
As apresentações serão online, no dia 11 de dezembro, das 08h30 às 12h30. Se quiser participar é só clicar aqui.
O resultado dos projetos podem ser acompanhados nas redes sociais, por meio dos links abaixo:
Igualize:
Site Igualize
Instagram Igualize
Youtube Igualize
Spotify Igualize
Raízes Urbanas:
Site Raízes Urbanas
Instagram Raízes Urbanas
Youtube Raízes Urbanas
Spotify Raízes Urbanas