Notícias

Alunos pesquisadores da USCS apresentam trabalhos no IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura

Estudantes do Mestrado e Iniciação Científica da USCS vão participar do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura apresentando trabalhos referente às pesquisas. O evento acontece de 3 a 5 de novembro, na Universidad Autónoma de Baja California, no formato híbrido. A USCS é uma das organizadoras do simpósio.

“A participação de estudantes dos três diferentes níveis de formação reafirmam a importância da pesquisa científica no processo de formação dos estudantes e dos profissionais. A atuação na iniciação científica possibilita o desenvolvimento de competências importantes relativas ao método científico. No mestrado, os alunos já estão mais inseridos em uma cultura de participação em eventos científicos,que constitui inclusive uma exigência na maioria dos programas de pós-graduação stricto sensu. O Simpósio hoje é um evento que se tornou referência na área de comunicação e certamente será um rico espaço de divulgação de nossas pesquisas”, relata a docente do PPGCOM-USCS, Dra. Rebeca Guedes, que estará acompanhando orientandos de Iniciação Científica e Mestrado.

Confira abaixo os trabalhos que serão apresentados no evento pelos pesquisadores da USCS:

 

Iniciação Científica

 

Jogo “DR”: comunicação e ludicidade na abordagem da igualdade de gênero nos

relacionamentos entre jovens.

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira

Giovanna Borsarini

Rafaela Baltazar

O estudo tem como objetivo descrever intervenção com o jogo “DR” junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo DR trata-se de um produto comunicacional fundamentado na perspectiva teórico metodológica de gênero, que articula comunicação, educação e ludicidade para a abordagem do tema violência de gênero entre jovens brasileiros.

 

Mestrado

 

Representações midiáticas como ferramentas de combate aos estereótipos de gênero e do movimento feminista

Angélica Hamasaki

Cleide Aparecida da Silva

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira

A pesquisa tem como objetivo analisar os “memes” como mídias sociais imagéticas de combate aos estereótipos de gênero relacionados ao movimento feminista, por meio de levantamento bibliográfico e análise documental.

 

Literatura infantil, livros digitais e a mediação pedagógica

Silvia Silvana de Carvalho Arantes Loutfi

Maria de Fátima Ramos de Andrade

Ana Silvia Moço Aparício

O estudo tem como objetivo analisar ações de mediação pedagógica de leitura realizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de livro digital de literatura infantil no contexto do ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico, cuja questão problematizadora do trabalho foi: Quais as práticas de mediação pedagógica de leitura são realizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de livro digital de literatura infantil no contexto de ensino remoto?

 

A família como símbolo da imigração em monumentos brasileiros

Bruna Serafim Moura

João Batista Freitas Cardoso

As cidades são compostas por memórias e histórias que, de modo geral, representam a população que nela habitam. Uma das formas de fazer essa representação é por meio dos monumentos públicos, que simbolizam a cultura regional de onde estão instalados. Desse modo, o estudo tem como objetivo compreender como o imigrante é representado por meio das estátuas no Brasil.

 

Outras informações sobre a 4ª edição, no site oficial do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura.

Confira a programação de oficinas e atualizações sobre o evento no Facebook do IV Simpósio Internacional Comunicação e Cultura.




Jornalista, pós-graduada em Marketing.