Notícias

Alunos de Medicina realizam curso de Extensão na Unimais sobre Prevenção de Quedas na Terceira Idade

O projeto contou com a participação de monitores e estudantes dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, promovendo uma abordagem multidisciplinar para o cuidado com a saúde dos idosos.

No dia 14 de novembro, foi realizado, no Campus Barcelona, o projeto de extensão promovido pelos alunos de Medicina, na terceira etapa com o tema “Prevenção de Quedas na Terceira Idade”. A prevenção de quedas entre idosos é um tema de extrema relevância, pois está diretamente ligada à autonomia e a qualidade de vida dessa população. 

Daniel Giatti, aluno de Medicina, explica que conversando com os professores, os alunos resolveram fazer uma ação durante o intervalo das aulas dos idosos. A primeira etapa consistiu na aplicação de um questionário validado internacionalmente, que avaliou o risco de quedas entre eles que o questionário investigava fatores como comorbidades, uso de medicamentos específicos, consumo de álcool, tabagismo e prática de atividades físicas, todos eles capazes de aumentar o risco de quedas: “A sarcopenia, por exemplo, é uma condição natural do envelhecimento, que resulta na perda de massa muscular, tornando o idoso mais propenso a quedas, especialmente em atividades cotidianas”, afirmou.

O questionário serviu como ferramenta de pesquisa para o projeto, com a intenção de divulgar dados por meio de artigos científicos, contribuindo para o entendimento do fenômeno das quedas entre a população idosa.

Além disso, os alunos desenvolveram e validaram dois folders informativos: o primeiro, elaborado pelos alunos de Medicina, clínica de Fisioterapia e com a professora Rosamaria da Unimais, oferece um guia prático sobre a prevenção de quedas “um guia para viver com confiança”, O segundo folder apresenta os serviços oferecidos pela faculdade, como a clínica de psicologia, clínica de odontologia, clínica de fisioterapia e a clínica de nutrição, farmácia escola, para que os idosos possam conhecer as possibilidades de cuidados e serviços acessíveis.

Em uma abordagem mais prática, o projeto também incluiu cenários do cotidiano dos idosos, como o risco de quedas causados por objetos comuns, como tapetes de crochê, rodo, balde, escadas, e utensílios de limpeza. A fisioterapeuta ensinou exercícios para fortalecer os idosos, enquanto a farmacêutica discutiu como determinados medicamentos podem influenciar na prevenção de quedas, especialmente os efeitos colaterais de algumas classes específicas de medicamentos. Incialmente foi um projeto da terceira etapa da medicina, trouxe para o projeto da monitores da clínica de fisioterapia, então são alunos mais avançados auxiliando, a farmácia com os medicamentos e outra turma da medicina para agregar. 

Para a professora Rosamaria Rodrigues Garcia, quando o aluno Daniel a procurou, ela achou fundamental promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, cumprindo a missão da universidade, considerando a alta incidência de quedas entre os idosos, principalmente porque é uma temática que interessa muito a eles. Essas iniciativas educativas não só reduzem o risco de quedas, mas também oferecem aos alunos a oportunidade de aprender a promover a saúde e prevenir doenças desde o início da graduação, desconstruindo preconceitos contra a pessoa idosa: “ Acho fantástico que, por meio do projeto de extensão, o aluno consiga fazer isso ainda na graduação, deixando de lado a ideia de que só vai cuidar de doentes e doenças graves. Sendo que, na verdade, a função do profissional é manter a saúde, mas, na faculdade, muitas vezes temos um olhar voltado apenas para as doenças. O projeto de extensão faz o contrário, ajudando o aluno a enxergar com a ótica da promoção da saúde. Foi perfeita essa oportunidade de vir aqui e realizar essa intervenção, tanto para o idoso, que identifica as medidas preventivas, quanto para os alunos, que muitas vezes não têm contato com o paciente idoso e, ao mesmo tempo, aprendem a promover a saúde e prevenir doenças”, finalizou 

A fisioterapeuta Maura Cristina, coordenadora da Unimais, também enfatizou a importância da aproximação dos alunos com os idosos, pois isso permite que vivenciem a prática de reabilitação e prevenção, aspectos ainda ausentes na formação tradicional: “Os alunos de Fisioterapia estão mais preparados para atuar na reabilitação, mas aprender a prevenir quedas é essencial para garantir a saúde dos idosos e evitar sobrecarga no sistema de saúde”, destacou.

O projeto contou ainda com a participação ativa de familiares, como a filha de Dona Cleuza, que se inscreveu para garantir que sua mãe aprendesse sobre a prevenção de quedas, ressaltando a seriedade do tema.

José Carlos Di Paolo, aluno da Unimais e participante do projeto, ressaltou a importância de acompanhar a saúde e de ser responsável na busca pela autonomia, reconhecendo a necessidade de humildade na aceitação das limitações físicas com o passar da idade: “Essas ações são essenciais para alertar os idosos sobre a importância de se cuidar e evitar riscos”, concluiu.