Notícias

Alunos de Medicina da USCS promovem o 1º Congresso Cardiovascular, unindo os campi de São Caetano do Sul, Bela Vista e Itapetininga

No dia 26/10 (sábado) aconteceu o 1º Congresso Cardiovascular na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), no campus Centro. O evento reuniu calouros, veteranos e formados, além de professores e médicos renomados, como Celso Bregalda Neves, Fabrício José de Souza Dinato e Irving Araujo Bispo, para uma série de aulas e workshops que abordaram temas tanto da cardiologia clínica quanto cirúrgica. O congresso contou com a colaboração dos três campi da universidade que oferecem o curso de medicina e trouxe um enriquecimento acadêmico único, incluindo a participação de cirurgiões vasculares para ampliar o conhecimento dos estudantes.

O professor e coordenador do 1º Congresso Cardiovascular, Ronaldo Bueno, se alegrou ao dizer que “a casa estava cheia”. Ronaldo destacou a importância dos congressos para os alunos, ressaltando como esses momentos contribuem para o aprendizado, a troca de experiências e o crescimento acadêmico.

Professor Ronaldo Bueno, coordenador do 1º Congresso de Medicina Cardiovascular.

 

A ex-aluna Isabela de Andrade Cassandre, médica generalista formada pela 6ª turma de São Caetano do Sul, foi convidada pela Liga de Cardiologia para ministrar uma aula sobre “bradiarritmias”. Emocionada, compartilhou a experiência: “Sinto-me extremamente honrada pelo convite e agradeço muito a oportunidade porque como acadêmica, era um sonho voltar a minha casa, ainda mais para dar aula sobre um tema que eu amo e pretendo seguir como especialização que é a ‘cardiologia e arritmologia’.” Ela espera que as futuras gerações sigam essa progressão, tanto na parte acadêmica ou científica, e se orgulhou da faculdade e dos alunos por seguirem esse caminho promissor.

Irving Araujo Bispo, professor do Campus Bela Vista, e também médico, ministrou uma palestra sobre “insuficiência cardíaca de fração reduzida”. Em entrevista, abordou a controvérsia em torno dos cigarros eletrônicos, destacando os riscos cardiovasculares e pulmonares: “Estudos demonstram que o uso de cigarros eletrônicos afeta negativamente a função cardíaca e pulmonar, especialmente em jovens. Nossa recomendação é clara: evitar o uso, pois os prejuízos à saúde são significativos”, explicou o docente.

Professor Irving Araújo Bispo.

Fabiana Lima, presidente do Congresso e estudante do 3º ano, contou um pouco sobre como foi a organização da atividade: “A complexidade e a satisfação em organizar o evento conciliando com os estudos foi um grande desafio. Mas ver o resultado final e ouvir os elogios dos participantes compensaram todo o esforço”. Fabiana ficou feliz ao conhecer pessoas de outros campi, como São Caetano e Itapetininga, e comentou que sempre que aparecia alguma dificuldade, a equipe da Liga e os professores estavam prontos para ajudar. Para ela, ser pioneira na realização desse 1º Congresso Cardiovascular foi uma experiência incrível. Mesmo cansados ​​após os estágios e o internato, todos se dedicavam ao máximo para que o evento fosse um sucesso.

 

O primeiro ano na faculdade de Medicina é um turbilhão de emoções e descobertas. Para Ítalo, aluno do campus Bela Vista, o 1º Congresso de Medicina Cardiovascular foi o ponto de virada nessa trajetória, solidificando sua paixão pela área. Ao participar do congresso, Ítalo teve a oportunidade de vivenciar a medicina de forma prática. “Foi incrível ter uma visão real do que me espera no futuro. A presença de convidados externos tornou tudo mais palpável e enriquecedor”, afirmou o estudante. Além do conhecimento técnico, o congresso proporcionou a Ítalo a oportunidade de conhecer colegas e professores de outros campi, expandindo sua rede de contatos e fortalecendo o sentimento de pertencimento à instituição. Em entrevista, Ítalo destacou a importância de ter escolhido uma instituição que investe na formação prática dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Ele ressaltou especialmente os três anos de internato oferecidos atualmente pela USCS.

 

Ítalo Anderson, estudante do 1º semestre de Medicina da USCS.