Notícias

Aluna de Medicina da USCS faz estágio nos Estados Unidos

A aluna Daiane Cavalari Mancuzo, do 8º período de Medicina da USCS, aproveitou as férias de dezembro de 2021 para fazer um estágio observacional em Cirurgia Geral, nos Estados Unidos. Ela optou por essa experiência porque tem como objetivo fazer residência médica no país americano e queria ver de perto como funciona o sistema por lá. No estágio, Daiane acompanhou a rotina do consultório de um cirurgião e o dia a dia em cirurgias eletivas.

 

Veja a entrevista com a estudante:

Aline (Comunicação USCS): Como você conseguiu essa oportunidade de estágio?

Daiane: “Eu consegui esse estágio procurando pela internet um médico que trabalhasse nos EUA e que estivesse disposto a ser mentor de um estudante e, consequentemente, me recebesse para acompanhar o serviço por um período. Com o grande crescimento das redes sociais, se tornou muito fácil encontrar um mentor em outro país”.

Daiane e o médico Joseph Surgery, seu mentor nos EUA.

 

A: Quais experiências você tirou desse estágio?

D: “Foi a experiência mais incrível da minha vida por vários motivos: pude acompanhar e realizar atendimentos em pacientes de população carente de Miami e tive a oportunidade de participar e auxiliar em cirurgias; e ainda pratiquei inglês”.

A: Quais dicas você dá para alunos que queiram fazer estágio fora do país?

D: “Para alunos que querem fazer estágio fora, a primeira dica é: estude inglês. O aluno que tem a fluência na língua, que é mundialmente falada, terá oportunidades de fazer estágio em qualquer lugar do mundo. Esse tipo de experiência, além de tirar o aluno da sua zona de conforto, irá ajudá-lo a ser um profissional melhor no futuro.
Outra dica importante: ser proativo para procurar mentores, fazer networking e aumentar, assim, as chances de ser aceito em um estágio”.

A: Como tem sido estudar na USCS?

D: “Estou iniciando o internato. Estudar na USCS, pra mim, tem sido um diferencial, pois com a metodologia PBL aprendi a ser mais ativa nos meus estudos, desenvolver raciocínio clínico desde o primeiro semestre e facilidade em trabalho de equipe e habilidades interpessoais”.

 

A aluna tem um perfil no Instagram onde dá dicas e tira dúvidas sobre estágio em outro país e também sobre o curso de Medicina: @eufuturadra

Clique aqui e conheça o curso de Medicina da USCS.

 

Certificação do SAEME

O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio de especialistas da área médica, desenvolveu e implementou o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País. (Fonte: https://www.saeme.org.br/)

A USCS está no processo de receber a certificação do SAEME. Quando a universidade for acreditada, mais alunos terão a oportunidade de procurar por um estágio, pois a universidade se torna mundialmente conhecida. Daiane completa: “Além disso, existem muitos programas gratuitos e pagos que os alunos podem procurar para conseguirem fazer um estágio internacional. Com a acreditação, alunos da USCS terão a possibilidade de fazer o processo de Revalidação e Residência nos EUA e países da Europa, por exemplo”.

Clique aqui para mais informações sobre o SAEME.