Aluna de Arquitetura e Urbanismo da USCS participa de congresso em Tocantins

A USCS foi representada pela estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Moura, no X Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, em Palmas/TO (Universidade Federal do Tocantins). Este é um evento de pesquisa que acontece a cada dois anos e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU.  Gabriela foi a primeira aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS a participar de um evento de pesquisa acadêmica.

O congresso tem por objetivo reunir juristas, operadores de direito, urbanistas, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que atuam com o tema do urbanismo em todo o país. O encontro deste ano teve como tema “A política urbana em xeque”, cujo propósito foi discutir as interfaces do direito urbanístico e quais as diversas mudanças que estão ocorrendo em relação à política urbana no último período.

“Minha pesquisa intitulada ‘Resiliência Urbana: O Caso de uma Ocupação Vertical no Centro da Cidade de São Paulo’ se enquadrou no GT 05 do congresso ‘Conflitos Fundiários Urbanos: Atores, Práticas e Soluções Alternativas’ e foi escolhida através da modalidade artigo, para ser apresentada e discutida com a comunidade científica presente”, afirma Gabriela.

“Uma foto que tirei nas dependências da Ocupação São João, meu objeto de estudo, faz referência ao grande número de prédios vazios no centro da cidade de São Paulo e ao grande número de famílias que não tem uma casa para morar. Justifica o surgimento dos movimentos de luta por moradia em prol do acesso deste serviço por pessoas de baixa renda”, relata Gabriela Moura.

Abaixo, as fotos da participação da aluna no congresso: